Bulletproof Coffee: o que é?

Blog Villa Café, Curiosidades

Se você é do tipo que tem dificuldade para se manter acordado pela manhã, precisa conhecer o bulletproof coffee. A nova sensação entre celebridades e grandes empresários é um poderoso estimulante, mas também traz diversos benefícios funcionais.

O “café à prova de balas” é nutritivo, acelera o metabolismo e aumenta a saciedade, ajudando a fornecer mais energia e concentração mental. Continue a leitura e entenda os benefícios dessa bebida para a saúde.

Afinal, o que é bulletproof coffee?

Esse café leva manteiga ghee e um óleo vegetal rico em triglicérides de cadeia média, como o de coco ou palma. Esses lipídios fornecem energia de forma lenta, o que favorece o consumo das calorias.

Além disso, os grãos precisam ser livres de micotoxinas (substâncias tóxicas produzidas por fungos). Elas são geradas a partir do processo de industrialização do café e de cereais como trigo, aveia e cevada. Por isso, é recomendado o uso de alguns tipos de orgânicos.

Como surgiu a ideia desse café?

O primeiro a divulgar essa ideia foi o empresário de tecnologia Dave Asprey. Ele passou anos estudando formas de se tornar mais eficiente no trabalho e ter uma vida mais saudável.

Em uma viagem pelo Tibet, provou um chá com uma mistura de manteiga de leite de iaque (um bovino da região) e outras gorduras. Esse tipo de bebida é muito consumido em lugares como Singapura, Etiópia, Nepal e Himalaia.

Asprey começou a divulgar o hábito do consumo desse café no livro “The bulletproof diet”, que também traz outras receitas com mais gorduras. Ele defende que a prática combate doenças cardiovasculares, artrose e diabetes.

Para se tornar mais acessível, a receita dos orientais foi adaptada e é bem simples:

  • prepare 250 mL de café forte (orgânico e, de preferência, moído na hora);
  • adicione 2 colheres de sopa rasas de manteiga ghee ou manteiga sem sal;
  • acrescente 1 a 2 colheres de óleo extravirgem de coco ou palma;
  • bata tudo no liquidificador por cerca de 30 segundos. Pronto, é só beber!

Quais os benefícios para a saúde?

As gorduras boas da manteiga ghee e do óleo vegetal promovem a termogênese, queimando calorias de maneira gradual. O organismo funciona bem durante o dia inteiro, sem a necessidade de uma alta ingestão de carboidratos, o que também favorece a perda de peso.

Já a ausência de micotoxinas melhoraria as funções cerebrais. Acredita-se que essas substâncias sejam responsáveis por diversos problemas, como fadiga, insônia, falta de concentração e indisposição.

De modo geral, são associados ao bulletproof coffee os seguintes benefícios:

  • aumento da saciedade;
  • maior clareza mental;
  • redução da vontade de comer doces;
  • melhora da concentração na realização de tarefas do dia a dia;
  • aumento da queima de gorduras;
  • aumento da resistência física.

A boa notícia é que, além de todos os benefícios, quem provou o bulletproof coffee garante que ele é delicioso! Ou seja, tudo isso justifica o fato de ele já ser um sucesso, não é mesmo?

Você conhecia o bulletproof coffee? Se sim, quais benefícios percebeu depois que começou a tomá-lo? Deixe sua resposta nos comentários!