Qual é o melhor Café: Colombiano ou Brasileiro?

Blog Villa Café

O café colombiano é considerado um dos melhores do mundo. Apaixonados pela bebida dentro e fora da Colômbia defendem com unhas e dentes a primazia do produto sobre outros mercados fortes, inclusive o brasileiro.

Mas o café da Colômbia é mesmo tão superior? O que será que os jurados dos grandes prêmios mundiais têm a dizer? E ainda: como o café colombiano se porta diante do concorrente brasileiro?

Ficou curioso e quer saber de onde vêm os melhores cafés do mundo? Continue lendo e descubra!

Entenda o café colombiano

O café colombiano ganhou destaque no cenário internacional devido a diversos fatores, os quais têm início na própria geografia do local. Isso porque a Colômbia é rica em solos vulcânicos e de altitude, que apresentam clima ideal e riqueza de nutrientes para o cultivo da fruta.

Além disso, a maioria dos produtores colombianos realiza a colheita do café de forma artesanal, sendo os frutos maduros colocados de molho na água para serem despolpados e, depois, fermentados, por um período entre 12 e 36 horas. Após a fermentação, os frutos são secos naturalmente ao sol.

A colheita manual, aliada ao solo, favorece o café colombiano. Mas, como veremos adiante, há muito mais em jogo.

Veja as diferenças entre o café colombiano e o brasileiro

Para podermos formar uma opinião sobre esses dois produtos, é importante entendermos quais as principais diferenças entre um e outro.

O café colombiano é comercializado no mercado internacional no contrato tipo C, que é um tipo de café lavado, que precisa ser comercializado em no máximo 6 meses, sob risco de perder importantes características, como cor e aroma.

Já o café brasileiro é um produto natural, que pode ser armazenado por mais tempo, possui cor, aroma e sabor mais intensos que o concorrente colombiano.

Então, por que o café colombiano é mais caro? Para responder a essa pergunta, precisamos nos afastar um pouco do café e olhar para estratégias de marketing.

Conheça a importância do branding

No mercado de publicidade, chama-se de branding o processo de construção de uma marca. Acontece que, historicamente, o mercado brasileiro se posicionou no cenário mundial como um produtor de volume, não de qualidade.

Por isso que, mesmo hoje, nossos grãos são majoritários em muitos dos melhores blends do mundo, os quais, porém, são anunciados apenas como colombianos ou panamenhos, por exemplo.

Por isso, os produtores brasileiros têm buscado, cada vez mais, anunciar seus grãos como um produto de qualidade, na tentativa de reverter a imagem que ainda se tem lá fora de que o café brasileiro entrega alto volume com baixa qualidade.

Saiba o que dizem os jurados

Se você ainda está com dúvidas quanto à superioridade do café brasileiro sobre o colombiano, basta dizer que foi do Brasil que saiu o vencedor do Mundial de Brewers, com o produto da fazenda Daterra, no Cerrado Mineiro.

Além disso, vencemos também a edição 2018 do Coffee of Excellence, Cup of Excellence, um dos maiores  e mais respeitados prêmios do café mundial, com o Catuaí Vermelho da Fazenda Paraíso.

Obviamente, nem todos os cafés são iguais. Mesmo em mercados de renome mundial, como o brasileiro e o colombiano, é possível encontrar desde produtos de excelente qualidade até marcas mais comerciais, que prezam antes pelo preço e pelo volume do que pela qualidade.

Se você quer conhecer mais sobre os diferentes cafés brasileiros, confira a seleção da Villa Café, que traz sempre o melhor café direto do produtor até você.

O café colombiano certamente é um dos melhores do mundo, mas, como vimos, o produto brasileiro ainda é considerado superior pela maior parte dos jurados internacionais, que atestam a força da nossa tradição secular.

E você, o que pensa? Concorda? Discorda? Prefere o café colombiano ou o brasileiro? Sinta-se à vontade para comentar abaixo e vamos descobrir juntos o que mais agrada nosso paladar!