Café mineiro: entenda o que o faz mundialmente famoso

Blog Villa Café, Indústria

Reza a lenda que sempre que chegamos à casa de um mineiro não resta dúvida: vai haver uma mesa com um café sempre fresquinho e uma fornada de pão de queijo recém-saída do forno. Verdade ou não, a tradição do café de Minas Gerais atravessa gerações e a qualidade da bebida conquistou todo o país e superou fronteiras.

Muito além de qualidade e sabor, o café mineiro se tornou um movimentador grandioso da economia e é responsável por cifras gigantescas. Além de contar com rótulos tradicionais que estão há décadas entre os mais consumidos nos lares brasileiros, o café mineiro, hoje, fala “uai” em outras muitas línguas.

Hoje, no blog Villa Café, vamos entender porquê esse café é tão respeitado e conquistou seu espaço entre as melhores marcas consumidas nos cinco continentes. Confira:

Do ouro ao café

Antes de falarmos sobre Minas Gerais, é importante lembrar que o Brasil tem a maior produção de café do mundo! Além disso, é o segundo país que mais consome a bebida e garante a liderança no ramo da exportação!

Conhecida ao longo de toda a sua história pela mineração, com destaque ao ouro e aos diamantes, Minas enxergou a grande chance e passou, com o tempo, a garimpar uma outra riqueza muito importante: o café.

Com isso, logo tornou-se o maior produtor do país. Hoje, a área total de produção de café em Minas já equivale a sete vezes o tamanho da cidade de São Paulo! E mais: se Minas Gerais fosse um país, seria o maior produtor de café do mundo, maior que todo o restante do Brasil, que o Vietnã e o dobro da Colômbia!

Apesar de grandes fazendas estarem espalhadas por todo o estado, algumas regiões se destacam como as maiores produtoras:

  • O Sul de Minas, por exemplo, que deve fechar 2016 com mais de 15 milhões de sacas produzidas, planta as variedades Bourbon, Topázio, Icatu, Catuaí, Rubi, entre outras. A característica da região é o café encorpado, com aroma frutado e ácido.
  • Já o Cerrado Mineiro, que concentra as regiões do Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas, produz cafés com corpo médio, sabor que tende mais ao adocicado e com acidez média.
  • Na região das Matas de Minas, formada por 63 municípios no Leste do estado, são produzidos cafés especiais com sabor adocicado, aroma intenso, notas florais e cítricas. São quase 36 mil produtores e 275 mil hectares plantados.

Café mineiro em números

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão do Governo Federal que acompanha a agricultura em todo o Brasil, em 2016 a produção de café em Minas Gerais está estimada em 28.936.531 sacas. Desse total, mais de 28 milhões de sacas são de grãos Arábica e pouco mais de 300 mil são de café Robusta.

Esta produção, segundo a companhia, deve ocupar uma área de 1.008.467 hectares, um número 4,09% superior em relação à safra passada.

Estes números, é claro, refletem na exportação deste produto:

  • Em 2014, segundo a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), foram exportados, de janeiro a setembro, 14,4 milhões de sacas.
  • Este número representou quase 61% da produção mineira daquele ano, que teve 23,6 milhões de sacas.
  • Os últimos dados mostram que mais de 60 países ao redor de todo o mundo já consomem o café mineiro.

Pesquisa e responsabilidade

Para garantir o funcionamento de uma indústria equilibrada e capaz de atender a todas as demandas, internas e externas, de café, Minas Gerais precisou construir um cenário propício para a plantação, que hoje tem o seu padrão exportado e utilizado em fazendas ao redor do mundo.

Assim, a cafeicultura mineira é uma das mais exigentes em qualidade e, também, nas questões ambientais e sociais. Existe entre os produtores o cuidado de garantir a produção de um café que seja considerado sustentável em toda a sua cadeia. Além disso, há investimentos na área de tecnologia que garantem pesquisas frequentes, principalmente no que diz ao melhoramento genético do café.

Ficou com vontade de tomar um bom cafezinho mineiro depois de todas essas curiosidades? Siga o Villa Café em todas as redes sociais (Facebook, Instagram) e fique sempre por dentro de notícias, curiosidades e receitas!