misturar-cerveja-com-cafe-confira-como-fazer-a-sua-propria-combinacao.jpeg

Misturar cerveja com café: confira como fazer a sua própria combinação

Blog Villa Café, Receitas

Aparentemente existem universos que não dialogam entre si. Mas a culinária existe para provar que isso não é necessariamente uma verdade! Ela é capaz de unir doce ao salgado, os alimentos do mar são preparados junto a alimentos da terra e, recentemente, descobrimos que ela também é capaz de misturar cerveja com café!

Essa é uma tendência dentro desses dois universos repletos de fanáticos pelo mundo. Mas será possível fazer uma interseção entre esses dois mundos, a princípio tão distintos? Aqui você vai aprender um pouquinho sobre essa junção que anda conquistando os corações de gregos e troianos. Confira:

Cervejas com sabor de café

Algumas das cervejas apresentam naturalmente notas de café. Isso se dá por causa do acréscimo de malte torrado a outros cereais maltados em sua composição.

Algumas cervejas, como as stouts — variedade de alta fermentação e coloração escura — levam até 10% de malte torrado na receita.

Entretanto, aqui estamos falando literalmente da mistura entre as duas bebidas, e não da criação de notas de café a partir dos processos químicos que envolvem a produção cervejeira.

Já encontramos cervejas que são produzidas com adição de café no processo artesanal, mas aqui quem mistura a cerveja com o café é você mesmo!

Café gelado?

Sim! Isso já não é tão novidade assim no Brasil, certo? Embora alguns abominem o tradicional espresso gelado, já existem receitas capazes de quebrar esse preconceito — por sinal, é esse café gelado que vai na receita.

A espuma do café espresso ganha uma textura mais cremosa e vai ornar perfeitamente com aquela cerveja especial que você escolheu.

Escolhendo a cerveja ideal

Em geral, as cervejas de alta fermentação — as chamadas “ales” — apresentam um corpo mais denso e um sabor mais amargo, em relação às de baixa fermentação.

Existem cervejas largers que apresentam amargor considerável, devido a presença do malte torrado. Mas o amargor das cervejas ale se apresentam de maneira mais marcante, devido à temperatura de fermentação e o tipo do fermento.

Sendo assim, ao misturar cerveja com café, prefira essas cervejas de alta fermentação. As Indian Pale Ale (IPA) podem ser uma boa pedida para essa receita. Elas apresentam amargor moderado e uma coloração âmbar que vai deixar seu drink saboroso e visualmente magnífico.

Dicas para misturar cerveja com café

Uma das receitas aclamadas para essa mistura não extrai o café a frio. O espresso é feito dentro do procedimento normal e depois passa por uma coqueteleira com gelo, para esfriar e encorpar a espuma.

Nesse processo, você pode acrescentar um toque de raspas de laranja e baunilha que farão toda a diferença no final.

Separe a espuma e acrescente no topo do copo de cerveja, que também deve estar bem gelada, pois, assim, o copo estará preparado para receber a infusão do café.

O espresso pode ser servido separadamente, para que você, ou o seu convidado, acrescente o café aos poucos, ou de uma vez só.

Não se esqueça, porém, de que apesar de ser uma mistura surpreendentemente deliciosa, é preciso ter moderação no consumo, já que a cerveja é uma bebida alcoólica e o café é estimulante.

Receitas DaVinci Kerry

Godfather Coffee
godfather coffee
Cold Brew ou Café Espresso
Essência DaVinci de Laranja Grampefruit
– Cerveja

Coloque o café extraído na fôrma de gelo e o congele. Despeje 2 cubos de café em um copo longo. Adicione 25 mL de DaVinci de laranja e complete o copo com 280 mL de cerveja Imperial IPA.

Tropicalim
tropicalim

Cold Brew ou Café Espresso
Essência DaVinci de Amarena
– Cerveja Lager
– Alecrim

Mais uma vez faça cubos de gelo com o café espresso. Adicione 2 cubos em um copo longo. Coloque 15mL de DVG Amarena. Adicione 280 mL da cerveja Lager e descore o drink com um ramo de alecrim.

Flavour in Hell
flavour in hell

Cold Brew ou Café Espresso
Essência DaVinci de Limão
– Cerveja Lager
– Pimenta Tabasco
– Sal com pimenta
– Molho inglês

Em um copo longo, passe sal e pimenta em sua borda. Despede 15mL de essência, 5mL de molho inglês e 2 lanes de pimenta tabasco. Adicione gelo, de água ou café, seu gosto. Complete com 280mL de cerveja Lager. 

Receitas por Thiago Nego, mixologista da Kerry. { +55 11 9 993 504 095 }

O que você achou da ideia de misturar cerveja com café? Já experimentou uma combinação como essa antes? Tem uma receita diferente? Compartilhe seu conhecimento com a gente! Deixe seu comentário nesta postagem!