novidades no consumo de café

Tendências: saiba quais são as últimas novidades no consumo de café

Blog Villa Café, Indústria

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo.

A International Coffee Organization aponta que, entre outubro de 2016 e maio de 2017, saíram do país mais de 20 milhões de sacas de café.

Isso significa que estamos na vanguarda mundial da produção cafeeira, então é esperado que estejamos atentos às tendências do consumo de café.

Para manter os amantes da bebida ainda mais atualizados, selecionamos 5 tendências que fazem muito sucesso mundo afora. Vamos conferir?

Café e mobilidade

Você já deve ter visto milhares de fotos em cafeterias nas redes sociais dos seus amigos, certo? Aparentemente, essas fotos vão se multiplicar ainda mais. As novas gerações estão mais conectadas e em movimento constante, circulando pelos espaços, cidades e países diferentes.

Sabe o cafezinho tradicional, preparado em casa, com aquela cara de interior? Pois o consumo do café tende a fazer um movimento contrário a esse e estar cada vez mais na rua, em estabelecimentos especializados — de preferência com wi-fi!

Café gelado

Transgressão e inovação são características marcantes do nosso tempo. Embora não seja mais uma novidade, o café gelado está em alta. Aquela xícara tradicional a que estamos acostumados está dando lugar a grandes copos e taças de café frio, apresentado em receitas tanto inovadoras quanto saborosas.

Milkshakes, sorvetes e até mesmo café com cerveja são servidos nas cafeterias mais famosas do mundo! Essa alternativa tem conquistado o paladar dos amantes da bebida e tende a se desenvolver ainda mais nos estabelecimentos especializados.

Café pronto para beber

O ritmo acelerado e o estilo de vida nas cidades criam novas formas de consumo. Há as pessoas que param uns minutinhos nas cafeterias para apreciar seu café e postar aquela foto nas redes. Porém, uma nova tendência do mercado, que atende a necessidade de quem não tem tempo para quase nada, são os cafés prontos para beber.

Café frio já não é mais uma novidade, certo? Algumas empresas norte-americanas foram além e desenvolveram a bebida em latas e garrafas para que você possa consumi-la instantaneamente.

De acordo com a Bloomberg, o mercado de café nos Estados Unidos atingiu 2,4 bilhões de dólares e segue crescendo — o que se deve, ao menos em parte, às novas formas de se consumir a bebida. Aqui no Brasil, já foram lançadas garrafas contendo essa versão do nosso cafezinho. Já experimentou?

Café gourmet

Parece que o “raio gourmetizador” chegou para ficar no nosso tradicional cafezinho. Para além do meme, de fato, os grãos mais selecionados e cafés especiais e exóticos são uma nova tendência entre os consumidores de todas as idades. Além de optar por um produto de maior qualidade, os consumidores desejam sair do usual e buscar as receitas alternativas e novas formas de consumir o café.

Já demos o exemplo do café servido com cerveja em cafeterias, e há também cervejas artesanais que trazem o grão em sua receita. E, como não há limites para a gastronomia, para além do uso em doces e bolos, os taiwaneses já criaram uma receita de café salgado! E aí, você provaria?

Café sustentável

O consumo sustentável é tendência. No mercado de café, a sustentabilidade está ligada a questões ambientais e de qualidade do grão, e isso reflete nos hábitos dos consumidores da bebida, que estão mais atentos às origens e aos procedimentos que envolvem o café.

A facilidade em buscar informações sobre as empresas, fazendas e até mesmo cafeterias põe os consumidores a par dos processos que envolvem o consumo do café e, nesse sentido, os selos de qualidade são fator que deve pesar na balança na escolha do produto.

Essas são algumas tendências do consumo de café que refletem o comportamento dos consumidores da atualidade. Ficou com vontade de correr até sua cafeteria preferida para um cafezinho? Antes disso, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades e outras tendências!