Maltodextrina, Glutamina, Creatina, Whey. Afinal, para que servem e a quem os Nutricionistas recomendam?

Blog Villa Café, Café e Saúde

Os suplementos nutricionais são um excelente auxilio para quem busca melhora da performance durante o treino, tonificação muscular, ou para repôr alguma deficiência de produção do organismo. Cada suplemento tem uma função diferente, maneira de uso, fase do treino, dosagem, entre outros. Para ajudar os nossos leitores a entenderem melhor os principais suplementos do mercado, vamos fazer um breve resumo de cada um deles.

Lembrete importante: não consulte com seu colega de treino! Cada organismo tem um metabolismo diferente, assim como necessidades distintas de nutrientes e suplementação.

Maltodextrina e Dextrose

Dextrose: Conhecido como carboidrato simples, a dextrose é obtida através da quebra enzimática do milho, batata ou mandioca, o amido presente nesses alimentos é quebrado gerando a dextrose.  Com isso, a geração de energia através desse carboidrato torna-se mais rápida pelo organismo.

A dextrose tem alto índice glicêmico que nada mais é que logo quando é digerida e absorvida no intestino, ela rapidamente irá elevar os níveis de glicose na circulação, causando o que chamamos de pico de glicose, diabéticos e demais pessoas com distúrbios insulínicos devem ficar atentos ao consumir esse produto.

Maltodextrina: Diferente da dextrose, a malto é conhecida como carboidrato complexo também obtido através da quebra enzimática de alimentos com amido na composição. Ela tem uma absorção um pouco mais lenta e seu índice glicêmico é considerado mais “brando” em comparação a dextrose.

Quem pode consumir a dextrose/maltodextrina?

Atletas que buscam ganho de peso, aumento da massa muscular, aumento de força e energia.  Ressaltando que uma atenção redobrada deve ser dado a pessoas com diabetes ou com qualquer doença em que tenha-se restrição na quantidade de carboidratos na dieta. Lembrando sempre que para a ingestão de suplementos deve-se consultar com sua nutricionista.

Creatina

Creatina é um aminoácido não proteico encontrado na carne vermelha, em frutos do mar e em suplementos alimentares. Alguns estudos têm demonstrado que a suplementação de creatina aumenta as concentrações de creatina intramuscular, o que pode ajudar a explicar as melhorias observadas no desempenho de exercício de alta intensidade.

Quem pode consumir a creatina?

Atletas e pessoas que buscam melhora no desempenho esportivo, aumento da energia nos treinos e que não tenham contra indicações ao uso.

Glutamina

A glutamina é um dos aminoácidos mais livre e abundante no plasma e no tecido muscular. Nutricionalmente falando ela é classificada como um aminoácido não essencial, ou seja, ela pode ser sintetizada pelo organismo a
partir de outros aminoácidos.

Alguns tipos de exercícios físicos promovem elevada quantidade de lesões e inflamação  e a glutamina está envolvida com a manutenção de diversas funções celulares, uma delas é que sua redução pode comprometer a recuperação do exercício, a síntese de antioxidantes, tais como a glutationa e, consequentemente a saúde.

Quem pode consumir a glutamina?

Atletas e pessoas que buscam melhora no desempenho esportivo e a recuperação muscular em exercícios de alta intensidade.

Whey Protein

O Whey Protein é extraído normalmente durante a fabricação do queijo. Em sua coagulação (coalhada), é eliminado um soro, que na fábrica passa por alguns processos, resultando apenas o pó de alto valor biológico. Essa proteína é muto utilizada para ganho de massa muscular,  e em sua composição também possui aminoácidos como: leucina, isoleucina e valina (BCAA), glutamina e arginina, que ajudam a reparar os músculos que

sofreram microlesões devido à prática de exercícios, tornando-os maiores e mais fortes.

Quem pode consumir a Whey Protein?

Atletas que desejam ganho de massa muscular, reparo muscular e não conseguem obter através da ingestão diária de proteína.

📰 Fiz um post sobre os vários tipos de Whey Protein, as suas recomendações e as diferenças entre Concentrado, Isolado e Hidrolisado! Você pode ler clicando aqui.

Cada suplemento tem uma função especifica que é indicado para situações, pessoas e rotinas especificas. Por isso, sempre antes de comprar, você deve consultar um profissional da área de Nutrição para indicar o melhor e o mais adequado para você!

Lembre-se que nem sempre o produto mais caro vai apresentar os melhores benefícios adequados ao seu corpo, nem a suplementação que você precisa!

Gostou desse post? Ficou com alguma duvida ? Então deixe seu comentário e compartilhe com os amigos! E, se quiser tirar alguma dúvida, fale com a Nutri! Você também pode ligar para (31) 2537-7777 ou enviar um e-mail para nutri@villacafe.com.br/blog .