O que é o Whey Protein e quais são as diferenças entre os tipos de proteínas?

Blog Villa Café, Café e Saúde

Na prática de atividade física em academias, por exemplo, um dos maiores objetivos dos atletas é o crescimento muscular, também conhecido como hipertrofia. Hoje, depois de anos contamos com a ajuda de alguns suplementos alimentares que contribuem para esse desejo em conjunto a uma alimentação saudável. Dentre muitos suplementos o mais conhecido de todos é o “Whey Protein” ou proteína do soro do leite em tradução livre.

O que é o Whey Protein?

O Whey Protein é extraído normalmente durante a fabricação do queijo. Em sua coagulação (coalhada), é eliminado um soro, que na fábrica passa por alguns processos, resultando apenas o pó de alto valor biológico. Durante vários décadas, o soro do leite era descartado pela indústria de alimentos. Só a partir dos anos 70 que os cientistas começaram a estudar suas propriedades.

Quais os tipos de Whey Protein e as diferenças entre eles?

Hoje em dia, quando se vai a alguma loja procurar pelo Whey Protein, você os encontra em vários tamanhos, fórmulas, sabores e tipos. Nem mesmo nós, nutricionistas, conseguimos saber todas as marcas existentes no mercado. Por isso, é importante saber qual tipo se enquadra para cada organismo e, depois disso, discutir com o Nutricionista entre as marcas existentes e o valor nutricional buscado.

Entre os diferentes tipos de extração de proteínas do soro do leite, podemos classificar em:

  • Whey Protein Concentrado (WPC), produto em uma forma mais “bruta” que pode conter carboidratos (lactose) e gorduras, com uma composição de 35 a 80% de proteína;
  • Whey Protein Isolado (WPI), que podemos chamar de whey mais “puro”. Em seu processo de fabricação, são eliminados todos os outros macronutrientes como a gordura e o carboidrato, restando apenas a proteína na formulação de mais de 90%. Normalmente é indicado para pessoas que são intolerantes a lactose;
  • E o Whey Protein Hidrolisado (WPH), também conhecido, como proteína de rápida absorção, pois em sua composição apresenta as proteínas já quebradas (hidrolisadas), prontas para a absorção.

Uma observação importante: não existe um Whey “bom ou ruim”. Cada um deles, seja concentrado, hidrolisado ou isolado tem uma função especifica que é determinada e calculada por um Nutricionista.

 

Toda proteína é absorvida pelo corpo?

Sim! O corpo tem uma “janela anabólica” de 24 horas para levar a proteína até o músculo sem prejudicar a hipertrofia. Sendo assim, tanto um Whey Protein Concentrado, quanto o Hidrolisado e o Isolado têm a mesma função independente da sua velocidade.

É importante sempre observar atentamente o rótulo dos suplementos. Uma dica: o primeiro ingrediente de um rótulo indica a maior concentração do mesmo no produto. Por exemplo, no caso do produto Iso Whey Protein, da Fisionutri, você pode ver que o primeiro ingrediente da lista é a Proteína Isolada do Soro de Leite, e portanto, é o ingrediente de maior concentração neste produto.

Vai comprar Whey Protein? Cuidado com as pegadinhas!

Você se consultou com sua Nutri e ela inclui Whey Protein na sua dieta. Aí você vai na loja de suplementos e compra o mais barato ou o indicado pelo vendedor, certo? Errado!

Primeiro, veja com sua Nutri para qual tipo de dieta tem que ser o seu Whey Protein. Há produtos excelentes, com excelente concentração proteica, porém com muito carboidratos e açúcares também. Este tipo de produto pode servir para quem quer ganhar massa, mas para quem quer perder gordura abdominal será uma péssima escolha!

Além disso, é bom checar a quantidade de proteínas por porção. Há produtos com 20g de proteína a cada 40g e outros com 35g de proteína. Ou seja, para sua necessidade diária de proteína, às vezes você terá que tomar uma porção maior. E o seu Whey Protein, que parecia barato, vai acabar num instante. Fique de olho!

Gostou desse post? Então deixe seu comentário e compartilhe com os amigos! E, se quiser tirar alguma dúvida, fale com a Nutri! Você também pode ligar para (31) 2537-7777 ou enviar um e-mail para marketing@villacafe.com.br/blog .