Como fazer uma latte art incrível na sua cafeteria?

Blog Villa Café, Espaço Barista

Não se sabe ao certo se o conceito de latte art surgiu na Itália ou no Japão, mas o fato é que essa tendência se popularizou na terra do sol nascente e aos poucos se espalhou por todo o mundo.

Cuidadosamente feitos em xícaras de latte, cappuccino, mocaccino e macchiato, os desenhos encantam os clientes e valorizam ainda mais as bebidas à base de café.

Quer saber mais sobre a arte de criar desenhos para decorar o café e as bebidas servidas na sua cafeteria? Confira algumas dicas para dominar essa habilidade e elaborar imagens criativas em cada xícara!

Privilegie sempre o sabor

Apesar do visual incrível, a primeira coisa a saber sobre a latte art é que o sabor vem sempre em primeiro lugar. A preocupação com o visual não pode deixar de lado o cuidado com o sabor: da qualidade do espresso utilizado à proporção correta dos ingredientes, o objetivo do barista é servir uma bebida que agrade até mesmo os paladares mais exigentes.

O desenho é considerado um complemento que agrada aos olhos, tornando a bebida ainda mais atrativa aos sentidos, mas é essencial que as características do café não decepcionem seus apreciadores. 

Selecione os ingredientes certos

Leite fresco e café de qualidade — seja o pó já moído, seja em grãos prontos para moagem — são os ingredientes essenciais para produzir a latte art, mas isso não significa que o barista não precise de outros materiais para desenvolver suas criações.

Chocolate em pó ou em raspas, canela e caldas de diversos sabores (como chocolate e caramelo) podem enriquecer a bebida e contribuir para uma arte bonita e diferenciada. Corantes alimentícios misturados ao leite ou ao café também podem produzir uma latte art incrível!

Escolha o leite ideal para a latte art

A ciência explica: leites com alto teor de gordura e proteína produzem um creme mais estável, perfeito para as criações de desenhos em bebidas quentes. Por isso, a escolha da maioria dos baristas é o leite integral fresco.

O leite desnatado e as alternativas de leite vegetal caseiras ou disponíveis no mercado (como de soja, de aveia, de castanhas ou amêndoas) não funcionam muito bem para a latte art, já que não formam espuma e, em alguns casos, podem até coalhar devido ao seu teor de acidez.

Busque referências para suas criações

Os desenhos mais comuns na latte art são flores, folhas, animais e corações, mas não existem limites para a arte nas xícaras de café. O Instagram costuma ser uma boa fonte de inspiração para quem deseja se aventurar, mas é preciso conhecer as técnicas para obter bons resultados.

Por isso, além de criatividade e um bom acervo de referências, a melhor maneira de se tornar um artista do café é fazer um curso avançado de barista, em que os alunos testam e praticam suas habilidades na criação de novas imagens nas bebidas.

Conheça e pratique as principais técnicas da latte art

O desenho pode até parecer simples, mas não se engane: por trás de uma tulipa, um coração ou uma espiral, existe um trabalho especial que o barista precisa dominar para se dar bem.

As técnicas mais utilizadas na latte art são:

  • free pour: consiste em derramar cuidadosamente o leite ou o creme na xícara de café, formando os desenhos;
  • grafismo: são utilizados palitos ou outras ferramentas para desenhar sobre a bebida — pode ser feito com caldas ou com a própria espuma do leite;
  • stencil art: se baseia em polvilhar cacau ou canela por cima de um stêncil decorado.

Latte art é um recurso cada vez mais utilizado para atrair e encantar clientes, e muitos baristas se tornam verdadeiros artistas do café, produzindo desenhos elaborados que são um deleite para os olhos.

E então? Já conhecia essas Que tal continuar por dentro das novidades do universo do café? Siga nossos perfis nas redes sociais e não perca nossas novidades: estamos no Facebook, no Twitter e no Instagram!