Quem trabalha com serviços de alimentação e bebidas precisa ter primazia pelos detalhes, como serviço impecável, ambiente agradável, boa higiene, preços justos e um bom relacionamento com os clientes — pontos que deixaram de ser diferenciais de luxo há muito tempo e hoje são fundamentais para qualquer negócio.
Entretanto, um elemento se destaca acima de todos os outros: a qualidade do seu produto. Isso porque, mesmo que você cumpra todos os requisitos que citamos acima, é a excelência do que é servido que vai fechar a experiência do seu cliente com chave de ouro.
Sabemos que encontrar uma empresa que atenda exatamente às exigências da sua cafeteria, alinhando preço, qualidade e visão de mundo, pode ser um grande desafio. Portanto, para auxiliá-lo a selecionar os melhores fornecedores de café, preparamos este guia.
Saiba quais são os aspectos mais importantes na busca pelo parceiro ideal!
Qual a importância de escolher bem um fornecedor
Muitos empreendedores e gestores de negócios de alimentos negligenciam a escolha de seus fornecedores de café, acreditando que qualquer marca e qualquer produtor vão satisfazer seus clientes de maneira igual. Afinal, a vasta maioria da população brasileira toma café diariamente, e nem sempre prezam pela qualidade.
O que falta nessa abordagem, porém, é uma perspectiva de negócios mais apurada, que leve em consideração o aumento da visibilidade do negócio no curto prazo, ao mesmo tempo em que garante melhores margens de lucro em médio e longo prazos.
Investir tempo e esforço na escolha de bons fornecedores faz com que seu negócio seja conhecido no mercado pela qualidade superior. E, em alguns casos, é possível até mesmo oferecer produtos exclusivos, atraindo e fidelizando clientes.
Além disso, estabelecer boas relações com seus fornecedores te permite negociar preços competitivos e melhores prazos para pagamento, o que afeta diretamente sua margem lucro.
Como encontrar os melhores fornecedores de café
Avalie preço e qualidade
Na ânsia de conseguir mais lucro, muitos empreendedores simplesmente optam por quem entrega o produto mais barato. Embora seja tentadora no momento da compra, essa estratégia pode ser extremamente prejudicial para a saúde do seu negócio.
Isso porque, no mercado competitivo em que vivemos, em que cada vez mais pessoas abrem negócios e concorrem pelos seus clientes, oferecer um preço mais baixo não é mais o suficiente.
Ao avaliar onde vai tomar seu café, o cliente costuma pesar preço versus qualidade, e, embora procure o mais barato de maneira geral, ele também deseja um café realmente saboroso.
Quando é a hora de escolher entre um ponto e outro, a maioria dos clientes prefere pagar um pouco mais por algo melhor do que economizar uns trocados e consumir um produto ruim. Cabe, então, ao empreendedor, atrair o cliente mostrando que seu produto tem qualidade superior por um preço justo.
Procure referências
Ao escolher seus fornecedores de café, procure usar um método semelhante ao que você utiliza para escolher seus funcionários: peça referências.
Pergunte ao fornecedor em potencial para quais outros estabelecimentos ele vende seus produtos e se algum deles é um parceiro de longa data. Procure esses outros clientes para provar o produto e buscar informações sobre como é o relacionamento com o fornecedor.
Avalie os valores da empresa
Ao escolher de qual empresa consumir, o cliente moderno leva em consideração aspectos que, até muito recentemente, não entravam na equação do consumo, como os valores da empresa e seu engajamento em causas sociais e ambientais.
Se a sua cafeteria defende, por exemplo, a conservação do meio ambiente e adota uma série de medidas para isso, não faz sentido comprar produtos de empresas que não apresentam a mesma preocupação, não é mesmo?
Além de ser uma postura coerente com os valores que você deseja imprimir na sociedade, associar-se a fornecedores que compartilham da mesma visão de mundo que você pode colocá-lo em contato com toda uma cadeia de empresas e pessoas comprometidas com os mesmos ideais, aumentando sua capacidade de agir positivamente no mundo e ampliando seu networking e sua exposição a novos clientes.
Procure empresas com boa reputação
Da mesma forma que se associar a fornecedores com os mesmos valores que os seus pode trazer benefícios objetivos e subjetivos para o seu negócio, comprar de empresas envolvidas em escândalos ou práticas suspeitas também pode acarretar danos sérios à imagem da sua cafeteria.
Basta observarmos o comportamento das grandes companhias cujas ações estão disponíveis em bolsas de valores em todo o mundo: o seu envolvimento em boas ou más ações sociais e ambientais pode fazer subir ou descer o valor da empresa no mercado. Isso acontece porque a reputação daquela marca afeta diretamente a confiança dos investidores, seu potencial de desenvolvimento e, por consequência, seus lucros.
Negocie condições de pagamento e logística
Não se esqueça de que, aos olhos do fornecedor, você é o cliente. E assim como você faz tudo ao seu alcance para alcançar e fidelizar novos clientes na sua cafeteria, ele também está sempre à procura de expandir seus negócios e aumentar suas vendas.
Portanto, negocie condições mais favoráveis para seus pedidos, como prazos mais flexíveis, parcelamento de compras maiores e formas de pagamento mais adequadas para você.
Pode ser interessante realizar compras mais expressivas para tentar conseguir essas vantagens, ou mesmo mostrar que seu negócio vai bem e tem um grande potencial de expansão em um futuro próximo.
Trabalhe com transparência
Qualquer pessoa que tenha aberto um negócio no Brasil sabe que os encargos e toda a burocracia envolvidos na manutenção da sua operação podem dar muito trabalho e elevar consideravelmente os custos da sua operação.
Por isso, muitos acabam optando por não emitir nota fiscal ou operar de forma menos transparente, sob o pretexto de poder oferecer preços melhores para os clientes. Fuja disso!
Evite negociar com empresas que não operam com total transparência e de acordo com as normas fiscais e sanitárias vigentes. Assim, você garante não só a segurança alimentar dos seus clientes, mas também fica resguardado perante o fisco, podendo recorrer aos meios legais diante de qualquer problema.
Gostou das nossas dicas para escolher fornecedores de café para o seu negócio? Está em busca de um parceiro que ofereça produtos de alto nível para sua cafeteria? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!