Chai: conheça a bebida indiana que leva cafeína como ingrediente

Blog Villa Café, Receitas

Imagine que você acabou de aterrissar na Índia. É bem provável que, ao visitar uma loja em Bombaim, em Nova Deli ou em qualquer vilarejo no interior do país, apareça um habitante oferecendo uma xícara de chai.

Ao longo deste texto vamos explicar o que é chai, qual é o motivo da popularidade dessa bebida indiana e quais são os seus benefícios. Também vamos ensinar você a prepará-la. Confira!

O que é chai?

O chai é um chá com especiarias e está muito ligado à cultura indiana. A razão para toda essa popularidade? Além de ser uma bebida que esquenta e que estimula, é muito barata: um copo pode chegar a custar apenas 20 centavos!

Na receita original, usam-se folhas da planta local que recebe o mesmo nome. No entanto, existem mais de 3 mil variações de blends, isto é, de misturas de especiarias que conferem o sabor ao preparo.

Ao visitar a Índia, é comum que você encontre receitas diferentes em cada região. Ainda assim é possível encontrar protagonistas comuns entre todas elas: a canela, o gengibre e o cardamomo.

O que é masala chai?

Deu para entender que o chai se trata da combinação do chá com especiarias, certo? O masala chai não é tão diferente. O que muda aqui é a presença do leite. Ou seja, a bebida ainda é feita com as folhas e os demais ingredientes, mas conta com o leite para realçar seu corpo e sabor.

Quais são os benefícios da bebida indiana?

Tanto o chai quanto o masala chai têm se tornado cada vez mais populares ao redor do mundo — tanto que, atualmente, já existem receitas como o frappé de chai! Isso porque ambas as bebidas estão ligadas a benefícios para a saúde.

De acordo com a medicina oriental, o chai provê vitalidade e acelera as sinapses neurológicas. Tudo isso graças à cafeína contida no chá-preto (um copo de 220 mililitros contém aproximadamente 47 miligramas de cafeína).

Enquanto isso, o masala chai oferece um efeito calmante e ajuda nos processos digestivos — por isso é indicado em casos de gastrite e de dores estomacais.

Os 2 preparos também são termogênicos e ricos em antioxidantes, o que é de grande ajuda para tratamentos de pele e para dietas que buscam o emagrecimento.

Como preparar um masala chai?

Ingredientes

  • 3 sementes de cardamomo;
  • 1 pedaço de gengibre;
  • 1 colher (sopa) de adoçante;
  • 2 paus de canela;
  • 2 copos de água quente;
  • ½ xícara (chá) de leite;
  • 1 colher (chá) de xarope chai tea.

Modo de preparo

Triture as sementes de cardamomo e, em uma panela, misture-as com o gengibre, o adoçante e os paus de canela. Ligue o fogo e mexa os ingredientes até que a canela se abra e o gengibre solte um caldo.

Adicione a água quente e ferva tudo em fogo baixo por 5 minutos. Acrescente o leite e mexa o preparo por 1 minuto. Desligue o fogo, junte o chá-preto e tampe a panela. Passado mais 1 minuto, coe tudo com um coador de pano. Sirva ainda quente.

Se você quer outra opção de receita, leia estas informações sobre o preparo do oregon chai!

Você gostou deste post sobre a bebida indiana chai? Então siga-nos nas redes sociais para acompanhar as nossas próximas atualizações! Estamos no Facebook, no Instagram e no Twitter!