Chá de Rooibos x Chá de Hibisco: benefícios e propriedades

Blog Villa Café, Café e Saúde, Curiosidades

Hortelã, erva-doce, camomila… São vários os sabores de chás disponíveis para regar o café da manhã ou o lanche da tarde. E você sabia que, além de serem ótimos acompanhantes para essas refeições, os chás também podem ser aliados da sua saúde? Algumas infusões contribuem — e muito! — para o bom funcionamento do organismo.

Para este post, escolhemos 2 bebidas que têm sido bastante estudadas graças às suas propriedades: o chá de rooibos e o chá de hibisco. Saiba mais sobre eles a seguir:

O chá de rooibos

O rooibos (Aspalathus linearis) é um arbusto usado para fazer uma infusão bastante consumida na África do Sul e que tem ganhado popularidade em outros países nas últimas décadas.

Alguns estudos indicam que o chá de rooibos possui propriedades que:

  • preservam o coração;
  • controlam as taxas de açúcar e de colesterol na corrente sanguínea;
  • previnem a infertilidade e a ansiedade.

Além disso, a planta ajuda no tratamento de cólicas, insônia e dores de estômago e de cabeça. E, graças às suas propriedades antioxidantes e desintoxicantes, combate o envelhecimento precoce da pele e ajuda na perda de peso.

Vale dizer que o chá de rooibos é rico em cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco. Por isso, é consumido por atletas como bebida isotônica, uma vez que ajuda a repor os sais minerais eliminados durante a prática de exercícios físicos.

O preparo

Adquira o chá de rooibos e use a proporção de 10 gramas da erva para cada 1 litro de água. Leve a água ao fogo e, quando ela estiver fervendo, apague a chama. Acrescente a erva e abafe a mistura. Deixe a infusão descansar por 10 minutos. A bebida não precisa ser adoçada e pode ser consumida quente ou gelada. Tome aproximadamente 3 xícaras por dia.

Se você quer praticidade, use uma cápsula de chá de rooibos em uma xícara de 100 mililitros de água.

O chá de hibisco

Já o chá de hibisco é preparado com o cálice da flor Hibiscus sabdariffa, uma espécie diferente daquela que costuma ser cultivada nos jardins.

Segundo pesquisas, a planta tem substâncias antioxidantes com efeito cardioprotetor e vasodilatador. Isso quer dizer que a bebida ajuda a manter a pressão arterial sob controle, a aumentar o colesterol HDL (o “colesterol bom”) e a diminuir o LDL (o “colesterol ruim”).

Além desses benefícios, o chá de hibisco também contribui para o emagrecimento, uma vez que bloqueia a produção de amilase (enzima que transforma amido em açúcar). Assim, as pessoas costumam beber o preparo logo após as refeições, justamente para reduzir a absorção de carboidratos.

O preparo

Adquira a flor a granel e use a proporção de 5 gramas da erva para cada 200 mililitros de água. Leve a água ao fogo até que ela ferva e apague a chama. Acrescente a erva e abafe a mistura. Deixe a infusão descansar por 5 minutos, coe o líquido e ingira-o logo em seguida. A bebida não precisa ser adoçada. Tome apenas essa quantidade de chá por dia.

Se você quer praticidade, use uma cápsula de chá de hibisco em uma xícara de 100 mililitros de água.

Você gostou deste post sobre chá de rooibos e chá de hibisco? Então continue com a visita em nosso blog, leia agora mesmo o texto “Café com sorvete: conheça essa deliciosa combinação!” e saiba mais sobre outros assuntos deliciosos!