Criado em Londres, no fim da década de 1990, o Caffè Nero é uma das principais redes de café de estilo italiano da Europa. Elogiado desde seus primeiros anos de funcionamento, é famoso pela alcunha “the best espresso this side of Milan” (ou, traduzindo, “o melhor café espresso deste lado de Milão”), uma honraria concedida pela revista Tatler Magazine.
A filosofia do Caffè Nero é única: café italiano premium. E o estilo do país não está só no grão, pois toda a concepção de aromas e sabores, ambientação e decoração das unidades são elementos que, juntos, tornaram esse negócio de cafés especiais uma referência de como servir café com a essência da Itália.
Para você entender mais sobre a presença da Caffè Nero no setor de cafeterias, este post vai contar um pouco da história do negócio e também pontos que destacam a rede no mercado. Vamos lá?
Como a Caffè Nero surgiu?
Caffè Nero significa, literalmente, “café preto”. Criada por Gerry Ford em 1997, a companhia começou suas operações com apenas 50 funcionários, distribuídos em 5 casas de café, todas na capital londrina. Hoje, além de presentes no Reino Unido, as lojas se espalham por mais 7 países — Irlanda, Polônia, Chipre, Croácia, Turquia, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos —, com um total de 825 unidades e 6758 colaboradores.
Liderança no cenário europeu
A inspiração inicial da Caffè Nero era a de criar lojas locais que servissem café de qualidade e funcionassem como ponto de encontro. Porém, com o tempo, a receita de combinar valorização do café e do atendimento ampliou a presença e o reconhecimento do negócio no continente europeu.
No ano de 2001, o empreendimento abriu capital na Bolsa de Valores de Londres, encerrando as ações em 2007, após um período bem-sucedido de crescimento, voltando, então, a se gerir de modo privado. Foi nessa época que se deu a expansão para outros países e, no cenário atual, a expectativa de negócio é de abertura de 80 novas lojas a cada ano.
Consolidada no setor de cafeterias, a Caffè Nero se posiciona como a marca líder de café independente da Europa e credita a sua reputação à receita principal do negócio, o café espresso.
Mas o reconhecimento também é percebido externamente: desde seus primeiros anos de funcionamento, a Caffè Nero recebeu condecorações variadas, sendo considerada, inclusive, por nove anos consecutivos, de 2000 a 2009, como a melhor casa de café do Reino Unido, pela Allegra Strategies.
Quais os diferenciais competitivos da rede?
Para a Caffè Nero, a rede se distingue das demais casas de café do Reino Unido justamente pelo seu ingrediente principal, sobre o qual já falamos anteriormente, que é o café italiano premium.
Porém, além desse aspecto marcante da companhia, há outros elementos que são responsáveis pelo destaque de mercado.
Ampla gama de produtos alimentícios
Embora a ênfase de negócio da Caffè Nero seja o café italiano de qualidade, a estratégia da rede vai além, oferecendo uma experiência gastronômica. Ou seja, além de degustar café e drinks feitos à base do grão, é possível fazer uma refeição completa visitando qualquer uma das unidades.
Com o passar dos anos, a marca ampliou o seu menu, oferecendo não só uma grande variedade de bebidas, mas também de comidas, tudo à base de ingredientes de alta qualidade. Dentre as pedidas, estão diversas opções de café da manhã (croissant, mingau, mix de frutas), receitas italianas (wrap, panini, tostini), pratos quentes (sopas, massas), bolos e lanches rápidos (biscoitos, chocolates).
Melhor preço e mais variedade que uma Starbucks
No mercado de cafeterias, Caffè Nero e Starbucks são competidoras diretas. Porém, em alguns quesitos, pode-se dizer que a marca de cafés europeia ganha mais pontos que a rede norte-americana.
O principal fator competitivo é o preço: além do próprio espresso, outras conhecidas formas em que o café é servido, como americano, cappuccino, latte e mocha, têm melhor custo-benefício na Caffè Nero, em comparação à Starbucks.
Além de valores, a variedade também é um destaque da cafeteria europeia: enquanto as lojas Starbucks oferecem basicamente lanches rápidos para acompanhar o café, o menu da Caffè Nero é bastante variado, ao estilo restaurante.
E então, qual é a estratégia de venda?
Já falamos bastantes vezes aqui no post sobre a importância do estilo de café italiano para a criação da rede Caffè Nero. E é justamente esse argumento tão enfatizado que evidencia o grande diferencial da companhia europeia: seu posicionamento.
Diferentemente de concorrentes, como Starbucks e Costa Coffee, conhecidos por sua estratégia de conferir um ar internacional ao café, a Caffè Nero também é uma rede expressiva no mercado, mas com foco local. A sacada da empresa é uma ideia mais continental, sendo que, inclusive, a maior parte das lojas ainda está concentrada em território europeu.
Produção própria de café
A premissa da Caffè Nero é oferecer aos clientes uma experiência única, com produtos de alta qualidade amparados por uma atmosfera relaxante em cada uma de suas lojas. Mas como estamos falando de uma cafeteria, de nada adiantaria se todos os complementos fossem ótimos, mas o café em si não tivesse nada de diferente.
A companhia trabalha com foco em produção artesanal, estabelecendo relacionamento junto aos produtores. Inclusive os grãos que passam pela companhia têm o certificado da ONG Rainforest Alliance, atestando a origem dos produtos e também as medidas de sustentabilidade preconizadas pela empresa.
E já na parte de operações, o foco da Caffè Nero é trabalhar com a criação de blends exclusivos. Gaetano e Carlos são dois exemplares disso: esses dois mestres de torra são profissionais da companhia que possuem, entre eles, mais de 70 anos de experiência na função e dedicam seu trabalho na transformação dos grãos que chegam frescos em cafés torrados de qualidade. Além disso, a empresa oferece treinamento próprio aos seus baristas, de modo que a equipe domine a arte de servir cafés segundo os diferenciais da companhia.
Com apenas duas décadas de história, a rede Caffè Nero é um dos grandes destaques do mercado de cafeterias. A aposta em um café exclusivo e na manutenção de um estilo único pode servir de inspiração para propostas de negócios bem interessantes.
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