Ambientação de loja: 4 dicas imperdíveis para decorar a sua cafeteria

Blog Villa Café, Espaço Barista, Mercado de Cafés

Hoje em dia, para conquistar e fidelizar clientes, não basta vender um produto de qualidade. Você precisa oferecer uma experiência única e diferenciada, o que envolve vários fatores, como bom atendimento, ambientação de loja e até mesmo o pós-venda.

Isso tudo porque o seu cliente quer estar em um espaço aconchegante, onde se sinta bem-vindo e acolhido. Muita gente nem percebe, mas a ambientação da loja faz parte da construção da marca.

Por isso, neste post daremos 4 dicas imperdíveis para decorar a sua cafeteria e encantar os seus clientes. Acompanhe!

1. Aposte em uma decoração original

Como nós já falamos, a ambientação de loja faz parte da construção da sua marca. Portanto, o ideal é apostar em uma decoração singular, que tenha a ver com a sua identidade visual e não que seja apenas uma cópia da concorrência ou daquela cafeteria de sucesso.

Para isso, conheça bem o seu público-alvo, os principais elementos da sua identidade visual e a imagem que você quer passar. Depois, com base nisso, faça a decoração da sua cafeteria — conte com uma boa combinação de cores, mobiliário, objetos, iluminação e também fique atento à distribuição do espaço.

Torne o espaço agradável aos olhos, assim seu cliente vai querer permanecer mais tempo na cafeteria e até mesmo retornar. Vale a pena investir em decoração!

2. Tenha mesas e cadeiras confortáveis

Quando falamos de um estabelecimento do ramo gastronômico, para que o ambiente seja agradável, é necessário investir em um mobiliário confortável, especialmente mesas e cadeiras. Afinal, a pessoa ficará sentada enquanto aguarda o seu pedido e também enquanto degusta a comida.

Por isso, é imprescindível investir em conforto, ainda que isso tenha um custo um pouco mais alto. Por melhor que seja o café que você serve, se os clientes não se sentirem confortáveis, eles não retornarão. Assim, aposte em assentos acolchoados, que não sejam duros, e mesas que fiquem em uma altura adequada, para que os clientes possam ficar em uma boa posição.

3. Utilize as paredes

Embora muitas vezes esquecidas, as paredes também fazem parte de uma ambientação de loja — e as ideias para decorá-las vão muito além de um papel de parede bonito!

Pelo contrário, você deve fazer com que elas façam parte daquela decoração original que citamos no primeiro item. Para isso, vale investir em prateleiras, pinturas com frases que tenham a ver com a mensagem que você quer passar, quadros decorativos e até mesmo texturas e padrões que componham a decoração, como tijolo à vista, se for o caso.

4. Invista em uma boa iluminação

Por fim, a iluminação de uma cafeteria com certeza faz parte da decoração do ambiente. O estilo de iluminação escolhido, com luz mais baixa e escura ou com mais claridade, farão toda diferença na composição do local.

Além disso, vários itens de decoração relacionados à luz podem ajudar a compor o espaço, como lustres, luminárias, abajures e até mesmo painéis iluminados que podem ser acoplados nas paredes.

Para escolher a melhor iluminação, o ideal é contatar um arquiteto ou decorador de ambientes, pois eles saberão qual o melhor estilo de luz para o local. Afinal, eles são preparados para fazer a melhor ambientação de loja possível, de acordo com as características do espaço, do público e também da sua marca.

Agora que você já sabe como fazer a ambientação da loja, não hesite em colocar as nossas dicas em prática e oferecer um ambiente ainda mais agradável para quem vai à sua cafeteria. Com certeza isso fará diferença na conquista e na fidelização dos clientes.

Se quiser mais dicas sobre ambientação de loja e outros aspectos sobre o universo do café e das cafeterias, acompanhe as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no Twitter.