Afinal, café antes do treino pode melhorar meu desempenho?

Blog Villa Café, Café e Saúde

Quem ama café não precisa de motivos extras além da experiência com o sabor para tomar as suas xícaras todos os dias. Porém, quando a ciência se encarrega de revelar ainda mais benefícios dessa bebida para as nossas vidas, tudo pode ficar ainda melhor.

Com o crescente número de pessoas empenhadas em ter uma vida mais saudável e cuidar do corpo, é sempre bom ter opções nutritivas e benéficas na dieta. E é claro que o café pode ser um aliado nessa busca por um estilo de vida menos sedentário.

Hoje, aqui no blog, vamos entender de uma vez por todas como a nossa bebida predileta pode influenciar o desempenho de atletas profissionais e amadores e, principalmente, como beber café antes do treino pode ajudar na prática de esportes e atividades físicas. Vamos lá?

Os benefícios do café antes do treino

Nada como juntar o útil ao agradável, não é mesmo? Ou seja, saber que não é preciso abandonar o hábito de tomar uma xícara de café todos os dias pela manhã e que isso ainda vai facilitar a sua rotina de treinos e exercícios. Isso porque já foi provado que o café tem diversas propriedades que são benéficas e servem como um importante suporte para quem pratica atividades físicas.

Os benefícios, é claro, começam pela cafeína. A já conhecida substância presente no café é um grande trunfo da bebida, já que age como um potente estimulante cerebral, o que favorece a atenção e a concentração.

A mesma cafeína ainda é capaz de inibir a adenosina, a substância que provoca a sensação de sonolência. Ou seja, garante mais disposição e atenção nos exercícios e atividades.

Logo que entra no seu corpo, o café já começa a atuar em pontos importantes que vão facilitar os seus exercícios. Um deles é a facilidade para respiração. Isso mesmo! Por ser um excelente estimulante também das vias respiratórias, haverá menos dificuldade para captar oxigênio durantes as atividades, o que provocará menos desconforto durante cada série.

Mais vantagens

Outro ponto bastante positivo trazido pelo consumo do café como pré-treino é a capacidade de redução da dor muscular. Se tomado antes dos exercícios, ele também atua na diminuição da percepção de esforço que você faz em cada repetição de movimento. Assim, as execuções de cada série podem se tornar um pouco mais fáceis do que realmente são.

O café possui ainda ação anti-inflamatória, o que faz com que haja uma recuperação melhor dos músculos depois da realização de cada exercício. Isso promove a diminuição da dor no pós-treino.

Ainda nessa fase depois dos exercícios, seu coração baterá em um ritmo adequado, outro benefício provocado pelo café, graças à presença de substâncias chamadas de flavonoides, ótimas para o sistema cardiovascular.

O melhor horário

Não resta dúvidas: se você quer aproveitar todos os benefícios e propriedades, é melhor tomar o seu café antes do treino. Segundo especialistas, se você ingerir a bebida cerca de uma hora antes de iniciar as suas atividades físicas, quando os exercícios começarem, o seu corpo já estará completamente sob a influência das substâncias benéficas.

Se o seu objetivo é a hipertrofia, é importante ressaltar, você deve evitar o cafezinho ao fim da atividade. No entanto, caso queira reduzir ainda mais gordura corporal, uma xícara de café após as atividades também pode acelerar a taxa metabólica, algo que pode ser bastante útil nesse caso.

Se você precisava de motivos para garantir o seu café antes do treino, agora você pode fazê-lo sem culpa — dentro dos limites e sem exageros, é claro!

Agora, se você quer conhecer uma nova tendência entre celebridades e atletas, aproveite para ler o post que fizemos sobre o bullet proof coffee, “o café à prova de balas” e que promete feitos incríveis para quem deseja mudanças saudáveis no corpo.