A válvula desgaseificadora na embalagem de café realmente funciona?

Blog Villa Café, Espaço Barista, Indústria

O café é uma das iguarias mais apreciadas e comercializadas em todo o mundo. E quem é um apreciador de café, como você, entende o quanto o cuidado com a escolha e o trato dos frutos, a torra e a moagem é essencial para garantir uma bebida incomparável.

Mas para que o aroma e o sabor dos grãos sejam preservados e se possa degustar uma bebida de alto nível, as embalagens precisam ter características especiais. Neste post, vamos falar sobre uma delas: a válvula desgaseificadora, importantíssima para manter a qualidade dos bons cafés. Confira!

O que é a válvula desgaseificadora?

Essa é uma tecnologia que tem o objetivo de proteger os grãos dos fatores naturais que podem alteram o sabor do café, levando à perda de seus atributos.

A válvula desgaseificadora também é chamada de válvula unidirecional, de uma via ou aromática.

Qual é o diferencial de usá-la nas embalagens?

Os cafés verdes, quando passam pelo processo de torrefação, reagem com o açúcar soltando algumas substâncias voláteis, como o gás carbônico (CO2). Essa liberação de gases pode acontecer por até 14 dias, período em que os grãos acabam perdendo seu frescor — porém, necessário para que os cafés possam ser embalados a vácuo.

O resultado desse processo é um produto com menos personalidade, características mais simples e que também já está oxidado, ou seja, os grãos foram ficando mais velhos por causa do contato com o ar. Isso não acontece quando as marcas têm a preocupação de adicionar as válvulas desgaseificadoras nas embalagens de café.

O procedimento é simples: logo que saem da torrefação, os grãos são envasados em pacotes laminados e à prova de umidade, que são os mais indicados para reter as particularidades dos grandes cafés. Na parte superior dos pacotes, é aplicada a válvula desgaseificadora, fazendo uma pressão que suga o gás carbônico do interior e impede que o oxigênio entre. Essa combinação de elementos é o que ajuda a conservar sabores e aromas por mais tempo.

No mercado brasileiro, as válvulas já são bastante presentes. Inclusive, a eficiência dessa tecnologia já foi objeto de um estudo de iniciação científica sobre a conservação do café no país.

Quais cafés são beneficiados pela válvula?

Os produtos que mais ganham com o uso desse sistema de envasamento são os grãos nobres, como os 100% arábica. Cafés desse tipo são ricos, geralmente encorpados e persistentes, com aromas e sabores em equilíbrio, como é o caso do Villa Café Gourmet de 250g e 500g.

100% brasileiros e com mais de 200 anos de história, esse produto vem do Sul de Minas, uma das principais zonas cafeeiras do Brasil, que oferece grãos de altíssima qualidade. Para que a beleza e o sabor natural de tais frutos sejam mantidas, o uso das válvulas é indispensável.

A válvula desgaseificadora é um recurso que traz praticidade e conveniência para a indústria de cafés, pois oferece proteção aos grãos, garantindo uma entrega de excelência. Os produtos saem frescos e chegam aos consumidores prontos para darem vida a grandes bebidas.

Quer conhecer mais sobre o universo cafeeiro e aprender outras curiosidades como a deste post? Assine nossa newsletter e não perca mais nenhuma novidade!