Uma xícara de café quente, independentemente do modo de preparo, ainda é a pedida mais famosa. Porém, saiba que são muitos os tipos de cafés gelados, e a variedade de receitas pode ser um atrativo excelente para estimular que as pessoas provem e conheçam novos sabores.
Se já curte esse estilo de bebida, mas ainda não sabe quais receitas fazer para valorizar o café, este post é para você. E, caso conheça alguém bem tradicional, que não dá o braço a torcer quando o assunto é um café mais refrescante, as informações deste artigo também o ajudarão muito.
Separamos 4 tipos de cafés gelados e mostraremos o preparo de cada um para que você conheça as diferenças entre eles e adicione deliciosas receitas ao seu repertório. Anote as dicas!
1. Café gelado simples
Antes de evoluir para os mais arrojados, precisamos começar com o básico: o cafezinho coado. A ideia desse modo de servir é literalmente transformar a sua dose diária de café naquilo que é conhecido mundo afora como “iced coffee“, termo que significa, literalmente, “café gelado”.
A principal questão desse preparo é simplesmente deixar o café mais refrescante adicionando gelo à vontade. Apenas lembre-se de duas dicas:
- antes de adicionar os cubos, deixe o café resfriar em temperatura ambiente (se tiver pressa, a solução é fazer banho-maria invertido);
- quanto mais gelo, mais o café será diluído, e isso tende a alterar o sabor. Então, proporcione as quantidades da bebida e dos cubos com equilíbrio.
Para incrementar, uma boa ideia é deixar a taça mais cremosa e encorpada com leite gelado. Para esse preparo, a sugestão é usar as seguintes medidas: 1 dose de espresso (40 ml) — ou 40 ml de Villa Café Gourmet, filtrado com 25 g de café torrado e moído —, 3 a 4 cubos de gelo e 50 ml de leite frio.
2. Frappé
Existem muitas versões de frappé (ou frapê) que usam o sorvete para que a textura fique cremosa. No entanto, na receita original, que é grega, o que garante a cremosidade e a espuma volumosa é a mistura dos elementos.
Um frappé pede os seguintes ingredientes:
- 1 colher (chá) de café instantâneo de qualidade;
- açúcar a gosto;
- 1/2 xícara (chá) de leite gelado;
- 2/3 de copo de água filtrada;
- gelo.
Bata tudo em uma coqueteleira, um mixer, ou um liquidificador, até formar uma espuma densa. Esse é o método tradicional, mas você pode também fazer com sorvete e, ainda, testar misturas especiais, como o Frappease Baunilha.
3. Frozen
Um frozen é uma excelente bebida para refrescar. Geralmente, é preparado à base de frutas, açúcar e gelo, mas saiba que também é possível servir frozen de café, que é delicioso e marcante.
Você vai precisar de:
- café congelado (em cubos);
- leite (dica: prepare leite de amêndoas aromatizado com especiarias);
- extrato de baunilha (outras opções: raspas de laranja, licores e rum).
Use um liquidificador ou um mixer para combinar os ingredientes e alcançar uma textura como a de raspadinha, com pequenos pedaços de gelo, cremosa e espumada.
4. Cappuccino gelado
Já comentamos aqui no blog que o cappuccino clássico leva partes iguais de leite, café e leite vaporizado. Porém, canela e chocolate são ingredientes que já fazem parte de diversas receitas — uma combinação agradável e perfumada.
E é possível degustar essa harmonia de sabores também na versão gelada. Para isso, você vai precisar de:
- 1/3 xícara de espresso;
- 1/3 xícara de leite gelado (aromatizado com 1 pau de canela e 1 colher de sopa de chocolate em pó);
- 1/3 xícara de leite vaporizado.
Em uma taça de café, coloque o espresso e, depois, o leite aromatizado. Finalize o cappuccino com a espuma de leite. Se preferir, pode decorar com chantilly e pó de canela.
Beber um café refrescante é uma forma deliciosa e diferenciada de aproveitar todo o sabor e o aroma dos grãos. E, conhecendo esses 4 tipos de cafés gelados, você já sabe como inovar sem erros!
Se gostou do que viu por aqui e ficou motivado para aprender ainda mais sobre o assunto, leia também o nosso post “Café gelado? Confira 4 receitas deliciosas para fazer em casa“!