6 dicas para renovar o cardápio da sua cafeteria!

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Uma boa cafeteria, além de oferecer um café de qualidade, deve estar em constante movimento. Para se manter em alta e se diferenciar da concorrência, é fundamental renovar o cardápio com regularidade. É possível trazer novidades do mercado para os clientes mais exigentes, atrair novos fregueses e surpreender os mais fiéis de tempos em tempos.

Mas é preciso mudar com segurança, mantendo a identidade da casa e os padrões de qualidade em todos os itens. Confira, a seguir, algumas dicas para renovar o cardápio de sua cafeteria de forma inteligente e criativa.

1. Vá além do café

Apesar de ser uma paixão nacional, o café não é unanimidade. Há quem prefira outros tipos de bebidas e você deve ir atrás desse público. Uma boa seleção de chás é fundamental e receitas especiais de chocolate quente, mais elaboradas, são um chamariz para paladares mais doces. Além disso, uma criativa seção de sucos também pode trazer à sua porta um novo grupo de consumidores.

2. Acompanhe a estação

Apesar de um bom café quentinho não sair de moda em nenhum período do ano, incluir opções sazonais no cardápio é um atrativo para atrair aquelas pessoas que procuram variedade.

No calor, abra espaço no cardápio para bebidas frias, como café gelado, espresso tônica e frapê, assim como acompanhamentos leves, como doces cítricos, com frutas e sorvetes. Já no inverno, drinques alcoólicos com café e comidinhas mais reconfortantes, como um bom pão de queijo e bolos com caldas mornas, ajudam a aquecer as vendas e a elevar o tíquete médio.

3. Crie harmonizações

Inclua no cardápio sugestões de harmonização de bebidas e quitutes. Muitos clientes estão com pressa e buscam soluções rápidas; encontrar no menu combinações de bebidas com o doce ou salgado ideal vai se mostrar uma opção atraente. Para se renovarem, as harmonizações podem acompanhar as mudanças sazonais.

4. Ofereça tamanhos variados

Pequenas mudanças no cardápio também podem causar uma boa impressão na clientela. Uma estratégia simples com grande eficácia é oferecer tamanhos variados das bebidas que já estão no cardápio. Por exemplo, você pode oferecer cappuccino médio (150 ml) e grande (240 ml), de acordo com o gosto do freguês.

As pessoas, cada vez mais, buscam opções personalizadas, e encontrar a bebida no tamanho exato da sua preferência pode ser um fator decisivo na hora da escolha da cafeteria.

5. Elabore experiências

Uma das tendências do mundo contemporâneo é a busca de experiências além do consumo e você pode incluir no seu cardápio oportunidades para quem procura essas vivências. Uma degustação de diferentes tipos de café ou uma sequência de harmonizações de café e doces, por exemplo, oferecem aos clientes a chance de vivenciar seus produtos de um modo novo e, dessa forma, passar mais tempo no seu espaço.

6. Inove no cafezinho

Um espresso bem tirado é essencial, mas é preciso ir além. Para conquistar os paladares mais sofisticados, atualmente é necessário ter no cardápio grãos variados, métodos diferentes de extração e receitas especiais com café. O diferencial, nesse caso, pode ser um blend exclusivo, uma sessão de café com especiarias ou uma série de receitas com xaropes e licores.

Para inovar com competência, no entanto, é importante aprofundar seu conhecimento. Investir em cursos e reciclagem constante é crucial para criar um menu criativo e empolgante, mas garantindo que cada novo item seja entregue com qualidade.

Dessa forma, você poderá renovar o cardápio da sua cafeteria com regularidade. Apresente uma novidade diferente a cada momento e melhore suas vendas e a reputação do estabelecimento.

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