6 curiosidades na forma de consumir café ao redor do mundo

Blog Villa Café, Curiosidades

Por ser uma das bebidas mais ingeridas em todo o mundo, o café é apreciado de diversas formas. É isso mesmo: o consumo de café é uma espécie de ritual que se adapta à cultura de cada país e, por esse motivo, pode ser feito de maneiras para lá de surpreendentes.

Se você gosta de viajar e tem um paladar curioso, continue lendo este post. A seguir, vamos apresentar 6 maneiras de apreciar essa bebida, do norte da Europa ao sudoeste asiático. Quem sabe o seu novo café favorito está te esperando em outro canto do mundo?

1. Café com especiarias, na África e no Oriente Médio

Não é de surpreender que africanos e orientais curtam especiarias no seu café, certo? Os habitantes de Marrocos, por exemplo, costumam se deliciar com a bebida harmonizada com grãos de pimenta-preta.

A mistura ainda pode levar outros ingredientes típicos da região, como cravo, canela, gengibre, cardamomo e noz-moscada.

2. Café com leite e chá-preto, na China

Se você chega a Hong Kong e pede um café, muito provavelmente receberá o yuanyang. Trata-se de uma mistura de café com leite e chá-preto. Mas, apesar de parecer simples, há todo um cuidado com o preparo: o leite é fervido com açúcar e então fica reservado. Depois, à parte, prepara-se o café e o chá-preto em infusão.

A tradição do yuanyang é tão forte que as franquias de cafeterias internacionais lançaram a sua própria versão no mercado chinês.

3. Café com manteiga, no sudoeste asiático

Não se espante se você encontrar alguém dissolvendo manteiga em uma xícara de café quente no sudoeste da Ásia. O hábito é comum na região, sobretudo em Singapura, pois as pessoas acham que a combinação tem um aroma e uma textura mais agradáveis.

O café com manteiga pode ser encontrado em cafeterias típicas da região, que são chamadas de kopitiam.

4. Café com ovo, no Vietnã e nos Estados Unidos

No Vietnã, a receita do cà phê trứng combina café fresco, gema de ovo e leite condensado.

Já no centro-oeste dos Estados Unidos, onde se concentram pessoas com origem escandinava, o pó de café é acompanhado por um ovo — com clara, gema e até mesmo casca! Nessa tradição, o preparo recebe água fervente, passa pela filtragem e resulta em um espresso menos ácido e amargo.

5. Café com sal, em diversos países

Dinamarca, Eritreia, Etiópia, Hungria, Noruega, Sibéria, Suécia, Turquia — eis uma lista de países onde o café com sal é consumido todos os dias. Se você acha que isso é muito estranho, pense duas vezes: é sabido que uma pitadinha de sal reduz a amargura e pode acentuar o sabor dos grãos.

6. Café em lata, no Japão

Mesmo com o ritmo alucinado, os japoneses não abrem mão de tomar um cafezinho em meio à correria do dia a dia. Por isso, os orientais enlataram o café e passaram a vendê-lo gelado, nas mesmas máquinas onde é possível encontrar refrigerantes. Parece muito prático, não é mesmo?

Você gostou deste post sobre consumo de café? Está disposto a experimentar alguma dessas opções? Deixe um comentário e conte, para a gente e para os nossos demais leitores, qual é a sua opinião!