2018 é ano de Copa: experimente o Raf, café típico da Rússia!

Blog Villa Café, Receitas

2018 é ano de Copa do Mundo e, pela primeira vez, a Rússia vai sediar a maior competição do futebol mundial. Por isso, além do esporte, com certeza ouviremos falar muito do país, da sua cultura, dos seus costumes e da sua gastronomia. Decidimos ajudar a desvendar esse país tão incrível apresentando uma das delícias locais, o café russo.

Embora não dê para dizer que a Rússia tem tradição em fazer café, é necessário reconhecer que lá foi inventado um jeito novo e muito particular de degustar a bebida, o Raf. Se você tem curiosidade em conhecê-lo, continue acompanhando este texto! 

Café Raf: o que é e qual a sua origem 

Típico café russo, o Raf pode ser considerado uma tradição recente, já que surgiu por volta de 1996 em Moscou, capital da Rússia. Diz-se que a receita surgiu no Coffee Bean, uma das cafeterias mais tradicionais da cidade, quando um cliente chamado Rafael Timberbaev, um dos frequentadores mais assíduos do local, pediu uma bebida diferente.

O barista resolveu incrementar o café espresso, adicionando creme, açúcar de baunilha e um pouco de açúcar comum. Logo o café começou a fazer sucesso entre os amigos de Rafael e a novidade se espalhou. Outros clientes chegavam ao Coffee Bean pedindo o “café do Raf”, o que acabou popularizando o café e a receita, que passou a ser servida também em outras cafeterias ao redor do país e, posteriormente, do mundo. 

A principal diferença desse café russo para os tradicionais cappuccino e latte, é a sua forma de preparação. Os ingredientes devem ser todos misturados antes de servir e não batidos separadamente, o que dá ao café uma textura mais espessa e um sabor mais doce. Ele, geralmente, é servido em taças alongadas, o mesmo tipo de xícara que se usa para servir cappuccino

Como preparar um Raf

Embora já possua inúmeras variações, a receita original desse café russo é fácil e não inclui muitos ingredientes. Ele pode ser facilmente preparado por você na sua casa e é uma excelente opção para servir acompanhando cookies ou bolo enquanto você assiste aos jogos da Copa do Mundo da Rússia.

Quer saber como preparar o café Raf para impressionar os seus convidados? Conheça a receita mais tradicional e saiba como incrementá-la.

Ingredientes

  • 1 shot (30ml) de café espresso ou 35 ml de Villa Café Gourmet, filtrado com 25g de café torrado e moído.
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de açúcar de baunilha
  • Creme de leite fresco

Modo de preparo

Diferentemente dos cafés tradicionais, esse café russo deve ser preparado misturando os ingredientes todos juntos, não separadamente.

Por isso, a forma correta de fazer um café Raf é misturar todos os ingredientes em uma coqueteleira e despejá-los em uma xícara que já esteja aquecida. A decoração fica por conta do barista, mas a nossa sugestão é incluir chantilly e confeitos de chocolate.

A receita apresentada aqui é a mais tradicional, inventada pelo barista do Coffee Bean. Entretanto, como esse café tem um sabor que harmoniza muito bem com vários outros ingredientes, ele já possui várias versões.

Se quiser, você também pode incrementar o seu café russo. Algumas sugestões de ingredientes para adicionar são caramelo, chocolate e xarope de bordo, também conhecido como maple syrup. A receita pode ser modificada incluindo vodca, tornando-se uma combinação bem típica da Rússia.

Animado para curtir a Copa do Mundo de 2018 degustando um cafezinho? Se você não quer arriscar com o Raf, conheça outras 11 formas de como servir essa bebida