10 músicas sobre café para criar o clima e saborear a bebida

Blog Villa Café, Curiosidades

Assim como a música, o café também tem o poder de nos estimular e relaxar. E imagine, então, que delicioso quando unimos esses dois prazeres da vida?

A mistura é tão interessante e certeira que músicas sobre café não faltam. E são muitos os artistas, nacionais e internacionais, que dedicaram versos a uma das bebidas mais consumidas ao redor do mundo

Inspiradoras e contadoras de crônicas do grão, as canções sobre café podem ajudar a criar um clima único na sua cafeteria e estimular aquela pausa do dia da sua clientela. No post de hoje, conheça 10 músicas, de variados estilos, para planejar o playlist do seu empreendimento. 

1. Café – Jorge Ben Jor

Famoso artista da MPB, Jorge dá o nome de “Café” à música que narra a história do grão no Brasil. A poesia animada começa com um apelo bem sentimental, do dia a dia brasileiro, assim:

Meu amor meu amor
Me faz um cafezinho
Com aroma e com carinho

2. Cup of Coffee – Garbage 

Companheiro nas alegrias, mas também nas tristezas, o grão inspirou a primeira das músicas sobre café da lista que falam de desilusão amorosa. Na voz de Shirley Manson, uma xícara de café (“Cup of Coffee”) bastou para acabar com um grande amor: “Levou uma xícara de café para provar que você não me ama”.

3. Não é fácil – Marisa Monte

Aqui no Brasil, o amor também foi mote do café. “Não é fácil” tem melodia suave e conta como um café amargo ainda traz a esperança de que, um dia, o sentimento volte.

4. Cold Coffee – Ed Sheeran

O amor segue na lista, mas, desta vez, não é desespero. Ed Sheeran, que ficou famoso mundialmente com o hit “Shape of You”, canta “Cold Coffee” com um ritmo mais suave, e o café é quem embala o despertar de uma rotina. 

5. Café com Pão – Maglore

Já deu para ver, nesta lista, que o amor é inspiração de muitos artistas quando o café é o tema da poesia. A banda baiana Maglore canta uma declaração de amor, deixando no ar uma mistura clássica, café com pão:

Talvez a verdade esteja ali
Nos beijos em aeroportos, rezas de hospitais e coisa e tal
Tá na cor do café, tá no gosto do pão

6. Café com Pão – João Donato

Música com mesmo nome da anterior, tema parecido, mas estilo diferente. Com uma pegada mais bossa nova, João Donato usa a pedida do menu de café da manhã para falar de amores:

Coisas tão simples de nós dois
Pão com manteiga no café
Coisa com coisa que somou
Mais

7. One More Cup of Coffee  Bob Dylan  

Como é seu costume, Bob Dylan canta com profundidade. Nesta música, aparece mais uma vez o amor, mas quase como uma contemplação, uma declaração ao longe. 

8. Café Soçaite  Maria Bethânia

Música de Jorge Veiga, cantor brasileiro popular nos anos 1940 e 1950, Café Soçaite foi gravada pela voz belíssima de Maria Bethânia. Com a pegada do samba, o café aqui faz piada com a vida em alta sociedade. 

9. Black Coffee – Ella Fitzgerald

Conhecida mundialmente pelo título de “Primeira-dama da Canção”, a cantora, atriz e compositora Ella Fitzgerald era dona de um vocal potente e de melodias intensas. Em Black Coffee, assim como muitos outros artistas desta lista de músicas sobre café, ela chora o desespero do amor não correspondido. 

10. The Coffee Song – Frank Sinatra

Um dos grandes nomes da música do século 20, Sinatra cantou literalmente “A Canção do Café“. Na música, que tem ritmo alegre, ele se apropria do nosso grão para brincar sobre a grande quantidade de café existente no Brasil. 

Descobrir ainda mais músicas, além dessas da lista de hoje, e usá-las para ambientar a sua cafeteria é uma ótima dica para conquistar clientes. Inclusive, aproveite o Spotify para montar uma playlist especial do seu negócio: assim, as pessoas poderão ouvir a sua seleção a qualquer momento uma excelente estratégia para fidelizar o público da cafeteria!

Agora, aproveite e estimule que mais gente conheça músicas sobre café: compartilhe este post com seus amigos e contatos nas redes sociais!