classificação do café

Você sabe o que é uma bebida dura e uma bebida mole?

Blog Villa Café, Indústria

Você já ouviu falar em bebida dura e bebida mole quando o assunto é classificação do café?

Quer saber quais são as principais diferenças entre uma e outra?

Pois bem, se você é amante de uma boa xícara de café e quer conhecer e aprender mais sobre o fascinante mundo dessa bebida tão popular, continue a leitura desse post!

Classificação da bebida

Existem várias formas de classificar e determinar a qualidade do café, entre elas:  pelo tipo, a da bebida em si e, por fim, a classificação por peneira realizada por meio da análise de uma amostra de mais ou menos trezentos gramas de café beneficiado.

Vale dizer que essas classificações são feitas tanto em relação aos cafés da espécie arábica quando aos da espécie robusta ( conilon ).

Para você ter uma ideia, todo Café Certificado como Gourmet deve ser: 100% Arábica + Bebida Mole ou Estritamente Mole + Torra Média + Pontuação Acima de 7,3 no PQC (Programa de Qualidade do Café) da ABIC (Associação da Industria Brasileira de Café).

Classificação pelo tipo

A classificação pelo tipo investiga a qualidade do café no que se refere ao aspecto físico dos grãos, se existem, ou não, defeitos e impurezas.

Classificação da bebida

A classificação da bebida em si envolve todos os fatores relacionados ao gosto, paladar, sabor, aroma ou cheiro do café quando ele passa pelo processo da torra — mais adiante falaremos mais detalhadamente sobre esse fator.

Classificação por peneira

A classificação por peneira reporta-se ao tamanho do grão — que pode ser maior ou menor, e classificado de doze a vinte.

Nesse quesito, o café sofre influências dos tratos culturais da lavoura, da adubação e, é claro, do clima.

Prova de xícara

Para uma classificação ser precisa e confiável realiza-se a chamada prova de xícara, que consiste na análise sensorial do sabor e aroma que o café apresenta em uma xícara.

Para tanto, provadores treinados degustam o café e determinam a sua qualidade.

A degustação deve seguir determinados protocolos, sendo assim, o café é experimentado puro, resultando apenas na mistura da água quente com o pó.

Primeiramente, o provador cheira o café, para em seguida sorver um gole da bebida.

As notas de classificação vão variar de zero a cem.

Atualmente, os especialistas têm considerado a bebida dura como sendo a expressão da máxima valorização da bebida.

Bebida dura

Essa nomenclatura está diretamente ligada à classificação do café enquanto bebida.

A bebida dura resulta num café que após a torrefação se apresenta intensa e encorpado.

Além disso, possui certa aspereza e adstringência semelhantes à sensação de comermos uma fruta verde e com cica.

Os cafés de bebidas duras são consideradas de boa qualidade, porém não são Extraordinários, como os cafés de bebida mole, que apresentam maior complexidade e sofisticação.

Essas são exigências para Cafés Gourmet em todo o mundo.

Bebida mole

A bebida mole tem suavidade e doçura agradáveis ao paladar, podendo apresentar notas florais, frutadas, cítricas, achocolatadas ou caramelizadas, entre outras.

Tem sabor similar ao da bebida estritamente mole, porém com características menos intensas.

A bebida estritamente mole tem suavidade e doçuras muito marcantes, corpo intermediário e extremamente agradável ao paladar.

É interessante esclarecer que existem ainda muitas outras classificações do café divididas em categorias, subcategorias, em classes e grupos.

Tantas especificações não surpreendem, pois o café é um fruto que possui mais de quinhentos gêneros e oito mil espécies!

Agora que você já descobriu o que é uma bebida dura, siga-nos no Facebook e no Instagram, e mergulhe ainda mais no saboroso universo do café!