qualidade do café

Você sabe identificar um café de boa qualidade?

Blog Villa Café, Curiosidades, Espaço Barista

Você é do tipo que adora ver aquela energia boa nos clientes após degustar um cafezinho? Isso é causado pela cafeína, principal substância presente no café. Grande parte da população adulta brasileira consome a dose diária igual ou superior a 300mg de cafeína. Os benefícios do café são inúmeros, mas nem todos possuem boa qualidade para consumo. Você saberia identificar um café de boa qualidade?

A bebida é responsável pelo bloqueio da recepção de adenosina, impedindo a sensação de sono em curto prazo. Além disso, estimula a produção de adrenalina, aumentando o metabolismo e dando mais disposição.

Motivos não faltam para investir na ingestão contínua de café, não é mesmo?! Mas, ao contrário do que você deve estar pensando, a bebida não se resume às propriedades da cafeína.

Conheça agora o porquê você deve investir em um café de boa qualidade para seu estabelecimento:

Os benefícios do café

Independentemente de qual estilo de café você prefere, a bebida é uma ótima aliada no combate a diversas doenças greves.

Beber  café especial pode diminuir o risco de desenvolver células cancerígenas em diferentes partes do corpo, pois é uma substância muito rica em antioxidantes e minerais que ajudam a evitar a degradação e alteração das células, prevenindo o surgimento de mutações que podem resultar em tumores.

A quantidade de café necessária para manter o corpo protegido varia de acordo o tipo de câncer, no entanto, beber pelo menos 3 xícaras de café torrado e moído, por dia, já é o suficiente para reduzir o risco de vários tipos de câncer.

De acordo com vários estudos, os benefícios do café não estão relacionados com a cafeína, porém o café descafeinado não possui um poder de proteção tão grande porque durante o processo de remoção da cafeína, geralmente, são retirados muitos antioxidantes e minerais importantes.

Além disso, se você busca vender qualidade de vida na sua empresa, pode apostar naquela xícara de café especial moído na hora.

Crie momentos incríveis

Uma ótima dica é transformar a hora do cafezinho em oportunidades para criar momentos incríveis. Mas o que isso significa? A ideia aqui é aprender a vender um bom café, desde o seu aroma, sabor e sensação que aquele momento traz.

Geralmente, aquele pacote de café que é vendido nos supermercados é feito para consumo imediato e, diga-se de passagem, de qualidade duvidosa.

Uma vez torrado, o café robusta tende a apresentar um distinto paladar terroso/queimado, normalmente com mais amargor do que o café arábica. Os verdadeiros apreciadores de um bom café não querem uma bebida com gosto de queimado, certo?!

Como reconhecer (e escolher) um café de qualidade?

Para escolhermos um café especial de qualidade é importante entender que ele deve seguir alguns padrões:

– Ser 100% Arábica.
– Ter origem controlada.
– Possuir um controle de qualidade e armazenagem.

Um ponto importante para se prestar atenção é o ponto de torra. É neste momento em que se intensificam os aromas, grau de acidez, amargor e o corpo. Quanto mais torrado e escuro, menos aroma e sabor amargo percebidos no café.

Para controlar a qualidade do café que é consumido no Brasil existe a ABIC . A  Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC –  representa as indústrias de torrefação e moagem de café de todo o país.  É por meio dessa instituição que muitas marcas de café possuem o “selo de pureza”. É isso mesmo, esse selo  atesta a pureza do Café, garantindo que o produto adquirido está livre de qualquer tipo de impurezas (cascas e paus, milho, centeio, triguilho, cevada, etc), sendo aquela marca produzida 100% só com grãos de café.

Um café especial de qualidade deve possuir leve doçura e ser agradável, permitindo tomá-lo com pouco ou de preferência sem açúcar, pois apresenta um sabor e aroma únicos.

Características de um café especial de qualidade:

– Aroma – percepção olfativa causada pelos gases liberados do café torrado e moído.
– Sabor – é a soma dos gostos com os aromas do café.
– Doçura – qualidade ou gosto doce do café.
– Acidez – é o sabor seco e marcante que dá vida ao café.
– Corpo – sensação causada na boca pela persistência no paladar, café viscoso ou pesado, uma bebida encorpada.
– Sabor Residual – é a sensação percebida após o café ser tomado, característica marcante.

Leia nossa matéria completa sobre como identificação de um bom café.

Fique atento (a) à qualidade da bebida que serve aos seus clientes e veja o resultado positivo decorrente dessa preocupação.

 

Se você gostou do postentre em contato conosco e conheça os serviços que oferecemos a você. Até a próxima!