Você conhece o café Topázio e o café Mundo Novo?

Blog Villa Café, Indústria

Quem não gosta de um cafezinho, não é mesmo? Seja depois do almoço ou durante uma boa tarde com os amigos!
Mas ainda mais interessante é aprender sobre essa bebida tão amada em nosso país. A cada dia, os grãos de café especiais ganham mais apreciadores e conhecedores. Não fique de fora: no post de hoje, conheça duas espécies de grãos do café Arábica e os aromas de cada um deles, para acabar com suas dúvidas! Vamos lá?

O café Arábica

Produzido em lugares altos, o café tipo Arábica é proveniente da Etiópia. Quanto maior a altitude, melhor a sua qualidade! Com 50% menos cafeína, o Arábica é excelente para os cafés gourmet que estão em alta atualmente. Isso por causa do seu aroma suave e sabores marcantes encontrados em todas as espécies dos seus grãos.

O café Arábica tem diversas espécies de grãos de café especiais, mas dois cultivares especiais se destacam: o Topázio e o Mundo Novo. A seguir, conheça mais sobre eles!

Topázio

A espécie de café Topázio vem do cruzamento entre os grãos Mundo Novo e Catuaí Amarelo — o que dá ao nosso café as vantagens dos dois tipos de grãos de café especiais! Muito encontrado no estado de Minas Gerais, suas plantações são abundantes e de grande qualidade. Isso acontece porque seu cultivo é muito estável, devido ao grande poder de adaptabilidade do grão.

O café Topázio é extremamente saboroso. Seu sabor é suave, complexo e de finalização agradável. As características peculiares de seu aroma são o forte perfume com notas cítricas e sua complexa variabilidade. Muito usado para coquetéis de café gelado, o Topázio é tão saboroso que é o preferido para ser consumido em tal temperatura.

Mundo Novo

O cultivares do café Mundo Novo é vindo do cruzamento natural das espécies Sumatra e Bourbon Vermelho. É bem encontrado nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Como é um café propenso à ferrugem, tem vários cuidados especiais no seu plantio. Seus grãos são de altíssima qualidade e é um dos motivos de seu café ser tão requisitado.

O café Mundo Novo é um café altamente saboroso. Com seu sabor marcante e um aroma suave, ganhou muitos adeptos pelo país. Esse tipo de café é um dos mais utilizados para receitas gourmet. Você pode encontrá-lo em smoothies de café, em drinks com gim e em misturas com frutas cítricas, como a laranja. As casas de café simplesmente adoram inventar receitas novas para seus clientes usando o café Mundo Novo!

Os grãos de café especiais realmente fazem toda a diferença para os mais requintados apreciadores da bebida. Agora que você já conhece dois dos principais cultivares do café Arábica, já pode apreciar e escolher o seu preferido — e por que não investir em suas próprias harmonizações e receitas gourmet?

Você já experimentou alguns desses grãos de café especiais? Qual é o seu favorito? Conhece outros tipos de café que não mencionamos aqui? Tem outras dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!