Viaje pelas regiões produtoras dos melhores cafés do mundo

Blog Villa Café, Curiosidades

O café foi plantado ao redor do mundo na tentativa de garantir o cultivo da planta. No entanto, mesmo com todos os esforços dos agricultores, a lavoura só rendeu bons grãos em algumas regiões que reuniam variáveis muito importantes para a planta: clima e solo favoráveis. Não é à toa que, para experimentar os melhores cafés do mundo, é necessário percorrer 2 linhas muito famosas: os trópicos de Câncer e de Capricórnio. Nessas faixas, é possível encontrar os melhores produtores da bebida.

Você tem vontade de saborear os melhores grãos? Então, continue lendo este post e confira o roteiro que preparamos!

A América Central

Na América Central, há uma variedade imensa de sabores, já que o café é cultivado em diversos países e altitudes — que vão do nível do mar a montanhas muito altas. Além disso, a lavoura de café é uma tradição muito forte nessa região, o que garante uma boa qualidade da bebida.

Roteiro

  • México: produtor de 5 milhões de sacos por ano. Os seus grãos mais famosos são o altura, o liquidambar MS e o pluma coixtepec;
  • Guatemala: produtora de 3,5 milhões de sacos por ano. Os seus grãos mais famosos são o atitlan e o huehuetenango.

A América do Sul

Um pouco mais para o sul, a bebida tem características mais definidas, como acidez e encorpadura médias — sobretudo na Colômbia, país de altitude elevada e com ótima reputação pela qualidade dos seus grãos. Já o Brasil, maior produtor do mundo (o país é responsável por exportar ⅓ do café consumido no planeta), tem investido na melhoria genética das suas lavouras.

Roteiro

  • Brasil: produtor de 22,5 milhões de sacos por ano. Os seus grãos mais famosos são o bahia e o boubon santos;
  • Colômbia: produtora de 10,5 milhões de sacos por ano. Os seus grãos mais famosos são o medellin, o supremo e o bogotá.

A África Oriental

De acordo com especialistas, a África é a casa do melhor café de espécie arábica do mundo, que é produzido na Etiópia. Normalmente, a bebida tem sabor encorpado, mas pode variar muito por causa dos diversos campos de cultivo. No oriente desse continente, também é possível encontrar grãos mais ácidos e com notas frutais.

Roteiro

  • Etiópia: produtora de 3,8 milhões de sacos por ano. Os seus grãos mais famosos são o harrar, o sidamo e o yirgacheffe;
  • Costa do Marfim: produtora de 3,3 milhões de sacos por ano. O seu grão mais famoso é o robusta;
  • Uganda: produtora de 3 milhões de sacos por ano. O seu grão mais famoso é o bugisu.

O Sudeste Asiático

Você prefere um café menos encorpado, menos ácido e mais doce? Então, viaje para o Sudeste Asiático. Nessa região, há diversos produtores, incluindo países experts em espécies bem famosas em todo o mundo, como o sumatra.

Roteiro

  • Indonésia: produtora de 6,7 milhões de sacos. Os seus grãos mais famosos são o java, o sumatra e e o sulawesi;
  • Vietnã: produtor de 5,8 milhões de sacos por ano. O seu grão mais famoso é o robusta;
  • Índia: produtora de 3,8 milhões de sacos por ano. Os seus grãos mais famosos são o monsooned e o malabar.

Você gostou deste post sobre os melhores cafés? Então, continue com a visita em nosso blog, leia agora mesmo o texto “Melhores cafés do mundo: descubra de onde vêm essas bebidas” e se aprofunde no assunto!