Tratamento para enxaqueca: saiba como o café pode te ajudar

Blog Villa Café, Café e Saúde

O uso do café no tratamento para enxaqueca é um dos benefícios que mais surpreende cientistas e amantes da bebida, graças à forma com que o seu consumo regular promove a diminuição da frequência dos episódios de dor de cabeça.

No artigo de hoje, vamos explicar como a cafeína atua no combate à enxaqueca, além de recordar outras vantagens do café para a saúde. Confira!

Café e tratamento para enxaqueca: entenda como essa parceria funciona

Dia após dia, os pesquisadores da área médica encontram novas evidências dos efeitos do consumo regular de café sobre o organismo, com benefícios tanto para a saúde física quanto para a saúde mental das pessoas.

Dentre esses pontos de vantagem, o tratamento para enxaqueca tem revolucionado o consumo da bebida, graças à diversidade de resultados positivos encontrados pelos estudos, realizados no intuito de entender melhor como o café atua sobre essa enfermidade.

Os pesquisadores descobriram que a cafeína, quando combinada com outras substâncias (tais como o ibuprofeno), torna-se uma das formas mais eficientes de eliminar a enxaqueca.

Um dos estudos realizados concluiu que esse uso combinado da cafeína com medicamentos reduz a dor de cabeça de forma quase 15% maior, quando comparado ao uso isolado das substâncias farmacológicas.

Tal efeito benéfico da cafeína acontece porque ela acelera a absorção dos medicamentos pelo organismo, além de diminuir a circulação sanguínea, promovendo alívio mais rápido da dor.

Entretanto, o uso da cafeína no tratamento para enxaqueca é um tema que divide a opinião da comunidade médica, como você verá a seguir.

Controvérsias entre os pesquisadores

Algumas pesquisas sobre os benefícios do café para a saúde nas últimas décadas observaram que, em certos casos, a cafeína atua como possível agente causador da enxaqueca, pois o seu consumo diário estava associado ao aumento dos episódios de dor.

Tais estudos basearam-se na comparação entre o histórico médico de pessoas que bebem grandes quantidades de café todos os dias e de pessoas que não possuem o hábito de consumir a bebida.

Mas, de forma surpreendente, os mesmos estudos concluíram que a baixa ingestão de cafeína está relacionada a maiores chances de ocorrência de episódios de dor de cabeça crônica — aquela que perdura por 14 dias ou mais.

Desse modo, os pesquisadores ainda não encontraram evidências suficientes para esclarecer se realmente a cafeína causa enxaqueca ou se, na verdade, algumas pessoas simplesmente têm mais tendência para desenvolver a doença.

Por via das dúvidas, vale a pena prestar atenção nas conclusões de alguns médicos sobre como é possível potencializar os benefícios do uso da cafeína no tratamento para enxaqueca.

Orientações para potencializar os efeitos da cafeína

Certos neurologistas procuram orientar os pacientes que sofrem com dores de cabeça constantes quanto ao consumo de café.

Segundo esses profissionais, vale a pena suspender o hábito de tomar café todos os dias por um período prolongado. Durante esse tempo, o organismo irá se livrar dos resquícios de cafeína presentes.

Depois do longo período sem café, os médicos aconselham aos pacientes que não querem tomar os medicamentos indicados a experimentar beber duas xícaras de café forte, sem açúcar, para promover o alívio da dor de cabeça.

Além do uso no tratamento para enxaqueca, o café é reconhecido como parceiro importante em outros processos terapêuticos.

Saiba mais sobre o uso medicinal da cafeína

A cafeína é um dos termogênicos mais recomendados por nutricionistas em tratamentos para controle do peso corporal.

As substâncias termogênicas recebem esse nome porque são capazes provocar a aceleração da queima calórica nos processos metabólicos realizados pelo organismo, graças às suas propriedades antioxidantes.

Ao acelerar o metabolismo, a cafeína faz com que o corpo precise gerar mais energia para realizar todas as atividades ao longo do dia, energia essa que fica armazenada na forma de gordura corporal.

Assim, o café atua como um auxiliador do emagrecimento, além de fornecer mais disposição para a prática diária de atividades físicas, contribuindo também para a melhoria da capacidade aeróbica, conforme descobriu um estudo brasileiro sobre os benefícios da cafeína para o sistema cardiovascular.

O café é um bom amigo do coração

Recentemente, cardiologistas de um grande hospital da capital paulista concluíram uma pesquisa que apontou diversos efeitos positivos do consumo regular de café para a saúde do coração e dos vasos sanguíneos.

Entre os achados mais significativos, os pesquisadores comprovaram que beber de duas a quatro xícaras de café por dia ajuda a controlar a pressão arterial e promove o aumento do colesterol bom — o chamado HDL. Isso previne a ocorrência de doenças cardiovasculares, tais como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Além dos efeitos benéficos relacionados ao tratamento para enxaqueca, ao controle do peso corporal e ao bom funcionamento do sistema cardiovascular, o café oferece outros benefícios para a saúde. Saiba quais são eles agora!

Conheça outros benefícios do café para a saúde

Diversos estudos realizados nas últimas décadas comprovaram que o consumo regular de café atua na prevenção de diversas doenças, entre elas a diabetes, o câncer, o Alzheimer e o Mal de Parkinson, além de auxiliar no controle de disfunções hepáticas e renais.

Além disso, a cafeína é um conhecido estimulador cerebral, melhorando a resposta dos sentidos aos estímulos do ambiente externo e aumentando os níveis de concentração e alerta durante a realização das atividades cotidianas.

Alguns estudos concluíram, também, que a cafeína atua positivamente sobre a memória, o que pode explicar sua ação positiva na prevenção do Alzheimer.

Entretanto, para que o café possa atuar positivamente no tratamento para enxaqueca, e na promoção da saúde como um todo, vale destacar dois aspectos bastante importantes, mas nem sempre considerados pelos consumidores.

Dentre as diversas marcas disponíveis no mercado, é preciso escolher produtos de qualidade comprovada, assim como ter cuidados no seu preparo: usar água filtrada ou mineral para coar o pó e interromper o aquecimento antes que a água ferva.

Se você quiser saber mais sobre os benefícios do café para a saúde, ou sobre os melhores produtos do mercado gourmet, entre em contato com o Villa Café, acessando nosso site ou visitando nossa página no Facebook!