Tiramisù italiano: saiba como fazer esse delicioso doce com café

Blog Villa Café, Receitas

Para muitos, um cafezinho depois do almoço já é uma rotina sagrada! Mas quando o café vem logo depois do prato principal, na sobremesa, a ideia parece ainda melhor, não? Um dos doces mais famosos do mundo e que leva o nosso adorado café em sua receita é o Tiramisù.

De origem italiana, mais precisamente da comuna de Treviso, a 40 km de Veneza, o Tiramisù começou a ser desenvolvido na cozinha de restaurantes da região, mais ou menos na década de 1960.

Diversos ingredientes foram testados, acrescentados e retirados para que, enfim, os chefs italianos chegassem à receita perfeita. E foi somente em 1972 que a Academia Italiana de Culinária registrou o prato oficialmente. Os italianos contam que a sobremesa surgiu da ideia de misturar dois ingredientes que traziam energia e conforto quando ingeridos: o café e o chocolate.

Agora que você aprendeu um pouco da história dessa sobremesa aqui no Villa Café, prepare-se para aprender a fazer na sua casa a receita original deste delicioso doce com café. Confira:

A receita original de um delicioso doce com café

Assim como muitas receitas, o Tiramisù ganhou várias adaptações ao longo dos anos. Conheça, agora, os ingredientes e quantidades oficiais para conseguir replicar com perfeição esse doce italiano.

Ingredientes

  • 250 ml de espresso forte ou café coado amargo bem forte — sem açúcar;
  • 250 gramas de açúcar;
  • 500 gramas de mascarpone;
  • 6 gemas de ovo;
  • 30 unidades de biscoito champanhe;
  • Cacau em pó.

Modo de preparo

  1. O primeiro passo para o Tiramisù perfeito é preparar o café. Isto porque, enquanto as outras etapas são feitas, o café pode esfriar e ficar na temperatura ambiente, que é a ideal para ser utilizada na receita.
  2. Feito isso, é hora de bater as gemas com açúcar. O método ideal é usar uma batedeira e ir acrescentando o açúcar em forma de “chuva”, até que a mistura forme um tipo de espuma.
  3. Quando alcançar o ponto de espuma, acrescente, também aos poucos, o mascarpone. Ao invés de usar a batedeira nesta etapa, use uma espátula ou colher e mexa toda essa mistura até que se torne um creme homogêneo.
  4. Enquanto o creme descansa um pouco, chegou o momento de molhar cada um dos biscoitos champanhe no café, que a este ponto já está em temperatura ambiente. Atenção: não é preciso encharcar os biscoitos, ok?
  5. Após essa etapa, é hora de montar o nosso doce com café. O primeiro passo, e talvez o mais importante, é usar uma forma redonda! O Tiramisù original é feito neste formato.
  6. Agora, é só montar em camadas. Para esta receita, sugerimos que você coloque, primeiro, 15 biscoitos na primeira camada. Depois, cubra-os com o creme que fizemos com gemas, açúcar e mascarpone.
  7. Em seguida, coloque os outros 15 biscoitos. Depois, cubra novamente com o restante do creme — não é recomendável ter muitas camadas.
  8. Por último, leve à geladeira. Os italianos costumam dizer que o melhor Tiramisù é o do dia anterior. Portanto, faça com uma antecedência de, pelo menos, 12 horas antes de servir.
  9. Pouco antes de saborear, polvilhe a superfície da sobremesa com cacau em pó. Se não tiver, pode ser chocolate em pó!

Bom apetite!

Muitos chefs de cozinha adicionaram ingredientes como creme de leite, conhaque ou essência de rum na receita, mas a receita original é esta que ensinamos aqui. Por sinal, você pode servir esse delicioso doce em taças como a da foto abaixo. E agora que você já aprendeu a fazer o verdadeiro Tiramisù, é só colocar a mão na massa!

Se você gostou da receita e de aprender um pouco da história dela, não deixe de curtir a nossa página no Facebook! Fique sempre por dentro de dicas e novidades!