saiba-mais-sobre-o-consumo-do-cafe-pelo-mundo.jpeg

Fatos MUITO interessantes sobre o consumo do café pelo mundo!

Blog Villa Café, Curiosidades

A tradição do cafezinho depois do almoço ou pela manhã faz parte do dia a dia de quase todo brasileiro. Mesmo assim, no ranking mundial, nosso país está bem longe dos maiores bebedores de café, sabia disso?

Pois hoje vamos conhecer de perto os números e as formas de consumo do café pelo mundo, para você ficar por dentro dos diferentes hábitos envolvendo nossa bebida preferida em todo o planeta. Fique de olho!

Os 10 maiores bebedores de café do mundo

Sendo o maior produtor de café do planeta há mais de 100 anos, não é de se estranhar que o Brasil também seja, pelo menos em volume, o 2º maior consumidor do produto no mundo, atrás apenas dos EUA.

Porém, quando paramos para dividir os números pela população do país, vemos que existem nações em que o hábito não é do cafezinho, mas pode chegar a quase três xícaras da bebida todos os dias!

Confira a relação global per capita, com quantidade em quilogramas e xícaras, segundo dados de 2013, da Euromonitor:

10. Brasil, 4,8kg por ano ou 1,32 xícaras por dia;

9. Bélgica, 4,9kg por ano ou 1,35 xícaras por dia;

8. Alemanha, 5,2kg por ano ou 1,43 xícaras por dia;

7. Dinamarca, 5,3kg por ano ou 1,46 xícaras por dia;

6. Sérbia, 5,4kg por ano ou 1,49 xícaras por dia;

5. Áustria, 5,5kg por ano ou 1,51 xícaras por dia;

4. Eslovênia, 6,1kg por ano ou 1,68 xícaras por dia;

3. Holanda, 6,7kg por ano ou 1,84 xícaras por dia;

2. Noruega, 7,2kg por ano ou 1,98 xícaras por dia;

1. Finlândia, 9,6kg por ano ou 2,64 xícaras por dia.

Hábitos de consumo do café pelos continentes

Com base nesse ranking, já dá para ter uma noção das tradições de cada país quanto à bebida e até mesmo da história do café pelo mundo. Quer ver como?

Para quem não sabe, as primeiras evidências do uso da semente do cafeeiro para produzir a bebida que conhecemos hoje vêm de monastérios em Yemen, na Arábia, no século XV. Mais ou menos cem anos depois, o café chegou à Europa, e foi no final do século XVII, em Viena, na Áustria, que a primeira cafeteria do mundo abriu as portas.

Daí o altíssimo consumo da bebida nos países entre a Europa e o mundo árabe, em que predomina o modo de preparo conhecido como turco (sem filtrar). Na Eslovênia, por exemplo, ele é bebido em xícaras pequenininhas, geralmente acompanhado de leite ou chantilly.

Na Suíça, no frio dos alpes, o café ganha uma dose de Kirsch (um licor não muito doce de cerejas negras) para esquentar até a alma. Já nos países nórdicos, é hábito acompanhar a bebida de algum doce, como um pastel de massa folhada, um waffle belga, um bolinho, rosquinha ou biscoito. Nessas nações, a hora de tomar café à tarde chega a ser uma refeição, mais ou menos como o chá das cinco dos ingleses.

Entre os países falantes de espanhol, a tendência é beber o café bem docinho: na Espanha, o “café bombón” mistura leite condensado e espresso. O famoso café cubano é espresso adoçado com demerara (um tipo de açúcar de cana menos processado), e no México, bebe-se o café de olla com rapadura e um pauzinho de canela.

Em Portugal, além do cafezinho que acompanha quitutes como o pastel de belém, o mazagran é quase uma caipirinha de café: combinando espresso com água, gelo, suco de limão e açúcar, ele foi adaptado pelos portugueses de uma receita argeliana, acredita?

O futuro do café nos passos do consumidor brasileiro

Apesar de o consumo do café fazer parte da nossa tradição, foi apenas recentemente que a quantidade de xícaras tomadas por pessoa no Brasil começou a subir. Isso tem a ver com os nossos próprios hábitos em relação à bebida, em consonância com a tendência mundial.

Isso porque, se há alguns anos o melhor do café brasileiro ia todo para fora do país, de algumas décadas para cá, a demanda interna por café de qualidade vem crescendo e mudando esse cenário.

Pouco a pouco, as cafeterias gourmet tomam o lugar das lanchonetes, as máquinas de expresso e de cápsulas aparecem na casa de cada vez mais pessoas, e até o tamanho da xícara de cafezinho já aumentou para a famosa caneca, já reparou?

Como consequência, o café vem se transformando por aqui em uma bebida jovem e moderna, sinônimo de amor pela gastronomia e perfeito a qualquer hora, em qualquer ocasião. Logo, a previsão é de que continuemos escalando o ranking per capita pelos próximos anos!

E você, quantas xícaras de café bebe por dia? Que tal ler também nosso post com 5 dicas para deixar seu café mais saboroso?