JURA ENA MICRO 9 E IMPRESSA F50

Saiba como escolher a sua máquina super automática de café espresso

Blog Villa Café, Máquinas de Café

O café espresso vem se tornando cada vez mais presente no cotidiano do brasileiro e, juntamente com esse crescimento do consumo, uma grande variedade de máquinas super automáticas de café vem surgindo no mercado, oferecendo as mais diversas funções.

Com esta grande variedade de máquinas, uma das tarefas mais difíceis é escolher a máquina que lhe oferecerá o melhor custo-benefício na hora da compra. Sabe-se que alguns aspectos podem interferir decisivamente na qualidade final da extração de um bom café espresso, os quais podemos destacar:

  • Temperatura adequada;
  • Boa compactação do café moído;
  • Granulometria adequada;
  • Vedação do sistema;
  • Pressão de água adequada.

Nesse sentido, detalharemos aqui alguns pontos que devem ser observados antes de efetuar a sua compra:

Potência elétrica e controle de temperatura

A temperatura de operação de uma cafeteira, é algo de extrema importância para a extração de um bom café. Um café espresso com baixa temperatura pode resultar em uma bebida muito suave e sem cremosidade. Por outro lado, um café espresso extraído com excesso de temperatura pode resultar em uma bebida com aspecto queimado e alto amargor em seu sabor. O ideal é se extrair um espresso com temperatura agradável ao paladar (entre 65°C a 75°C).

Em máquinas super automáticas de espresso, sempre encontramos um termostato ou sensor para controle da temperatura de operação da máquina. Também encontramos uma resistência para o aquecimento do termo-bloco ou da caldeira de metal, dependendo do sistema da mesma. Esta resistência, por demandar uma alta potência elétrica para o seu funcionamento, pode ser considerada a vilã no quesito consumo de energia, dentre todos os componentes de uma máquina de café. É possível notar que a potência nominal (potência total) do equipamento quase sempre se aproxima à potência nominal da(s) resistência(s) que a(s) compõe(m), já que os demais componentes somados dificilmente necessitam mais que 100W (Watts) de potência para o seu funcionamento.

Portanto, se você deseja uma máquina que possa lhe oferecer um espresso com boa temperatura em todos os momentos, principalmente naqueles onde há uma grande demanda de cafés em um curto período de tempo, opte por aquelas que possuem maior potência elétrica nominal, já que assim a sua recuperação será mais rápida (tenha em mente que, por conta disso, a sua conta de luz poderá vir mais cara ao final do mês). Se o uso for restrito a poucos cafés ao dia, máquinas com menor potência elétrica nominal poderão atender a demanda perfeitamente e não vão onerar o consumo de energia elétrica. De toda forma, sempre que possível, procure por equipamentos que possuam um modo de stand-by ou algum sistema de economia de energia. Além disso, caso a máquina não conte com um bom aquecedor de xícaras, não se esqueça de realizar o pré-aquecimento das mesmas com água quente ou vapor a fim de manter por mais tempo a temperatura de seu espresso.

Moinho Para Café em Grão

Dentre as máquinas super automáticas de café espresso, é possível encontrar vários tipos de moinho integrados que trabalham de forma similar e possuem uma só função: moer os grãos de café em uma faixa de granulometrias adequadas ao sistema de extração. Geralmente a construção dos mesmos se dá através de um par de laminas de aço ou cerâmica, acopladas a um motor, que, ao girar, fazem a moagem do grão torrado por meio de corte e esmagamento.

Opte por máquinas que possuem mais opções de regulagem da granulometria e quantidade de café moído, pois assim conseguirá fazer um ajuste fino a partir do café disponível, e consequentemente obter melhores resultados na extração. Uma moagem muito grossa combinada com pouca quantidade moída pode proporcionar um café aguado e sem crema. Assim também, uma moagem muito fina combinada com uma grande quantidade de café moído pode deixar o café com aspecto queimado e sabor amargo, podendo até mesmo não ser extraído pela máquina, diminuindo assim a vida útil das vedações do sistema que sofrerão uma grande pressão. Logicamente, para se chegar a uma regulagem ideal, outros aspectos devem ser observados também, como por exemplo o tipo e a torra do café, a capacidade de compactação do grupo, entre outros.

O Grupo Compressor e Infusor é essencial para a Qualidade do Café

Podemos considerar este item como sendo a principal peça que compõe o sistema, pois é no grupo onde o café é compactado e ocorre a infusão de água, e é necessário que esta peça esteja trabalhando bem para que se mantenha um padrão de qualidade na extração do café espresso. Para isso, esta peça deve estar sempre limpa, lubrificada e com vedações novas, a fim de se manter o isolamento do sistema, pois um sistema com vazamentos poderá influir negativamente na quantidade e qualidade do produto final na xícara.  Alguns modelos de cafeteira possuem um sistema auto-limpante que são mais práticos e robustos que os demais, porém, após certo tempo, demandam uma limpeza geral já que ainda assim podem acumular impurezas durante o uso. Nestes casos, quando se tem um grupo que não é destacável, é necessário se encaminhar até uma assistência técnica especializada para tal limpeza e manutenção. Sendo assim, opte por máquinas que atendam melhor à sua condição de frequência de uso e tempo disponível para a limpeza do sistema.

RESPONDA E RECEBA SEU ORÇAMENTO!

Bomba de Água

O componente do sistema responsável por injetar água com pressão sobre o café é a bomba de água. Um sistema com pouca pressão pode resultar em um café espresso sem corpo e sem crema. Geralmente encontramos as especificações da bomba nas características técnicas do equipamento e, na esmagadora maioria das máquinas super automáticas, é usual encontrarmos bombas eletromagnéticas de vibração com 15 a 20bar de pressão nominal, o que é mais que suficiente para se extrair um espresso, já que este necessita de apenas 9bar de pressão para ser extraído. Logo, esta é uma informação que não é tão determinante para a escolha final de sua máquina, assim como muitos erradamente induzem ser. Note que cada máquina pode possuir um tipo diferente de bomba, sendo que este item foi projetado de acordo com as demais especificações do sistema. Portanto, não é indicado realizar a troca da peça por outra com especificações diferentes das originais, pois isso pode danificar as outras partes da máquina.

Visto isso, basta-lhe analisar qual ou quais opções se encaixam melhor à sua necessidade e condições financeiras, já que existem os mais variados preços associados à qualidade dos materiais empregados na construção da máquina, capacidade de uso, acabamentos e funções extras que cada equipamento pode lhe oferecer.

SIMULE E VEJA!

Referência da IMAGEM