impurezas e defeitos do café

Sabe quais são as impurezas e defeitos que você pode encontrar naquele café de supermercado?

Curiosidades, Indústria

Ah, o pó de café. Essa maravilhoso pó marrom, de aroma que avança pelas cozinhas do Brasil…

Todo mundo sabe que o pó de café é o grão de café moído, certo?
Certo para algumas marcas, errado para outras. Seja por má fé ou por descuido, nem todas as marcas de café – e quase nenhuma das que você compra no supermercado – são totalmente puras.

Essa é uma notícia preocupante para quem quer beber um  café de verdade.

Para você ter uma dimensão do problema, sempre uso essa imagem: quando você vai ao sacolão você não escolhe frutas com defeitos, certo?

No caso do café, que é um fruto, o consumidor final não tem acesso ao produto fresco: você compra o produto, que já passou pelo processo de escolha dos grãos, colheita e torrefação.

Na fase de moer, quando tudo vira pó, os defeitos e as impurezas ficam imperceptíveis a olho nu. E assim, as marcas de má-fé, enganam o consumidor.

Mas existem formas de você não comprar coisa de má qualidade. No final dessa postagem falamos como!

Agora, uma lista das purezas e defeitos que você encontra em um café de baixa qualidade.

Soja, Milho e Cevada

Não é incomum a Embrapa , a Abic ou algum outro órgão de análise da qualidade de café encontrar, misturado ao grão de café moído resquícios de soja, milho ou cevada moída. Não se engane: isso é má-fé da marca que comercializa esse determinado café.  Explico o porquê:

Um saca de 60 quilos de café custá em média uns 300 reais. Já a saca de milho, com o mesmo peso, custo 20 reais. Adulterando a saca de café com milho, temos um produto mais barato vendido ao preço normal do café.

Ou seja, a questão aqui é práticas ruins para aumento de lucros.

Cascas e paus

Encontrar cascas e paus em pós de café, diferente dos exemplos acima, é uma questão de má administração da torra.

Esses são detritos provenientes da própria plantação de café e sua presença é o resultado de um trabalho mal feito na hora de separar o grãos dessas impurezas.

Café verde

O café verde não é considerado uma impureza, afinal, trata-se de café. Na nomenclatura  atual, a presença de café verde no pó de café é visto como um defeito.

A sua presença é o resultado de uma colheita feita antes da hora. Na xícara fica um sabor mais amargo

Café preto

O café preto é o nome que se dá ao café colhido depois da hora certa e que ficou em contato com o solo durante muito tempo.

Estamos falando aí de um grão que não só já está deteriorando como também está fermentando, o que apresenta riscos para a saúde.

COMO NÃO COMPRAR CAFÉ IMPURO E COM DEFEITOS

Como o consumidor não está lá nas plantações, a única forma é ler no rótulo as informações. Procure pelo selo de pureza e pelo selo de qualidade gourmet.

Essa é a única forma de garantir que o café bebido por você será perfeito.

Todos os cafés produzidos pelo Villa Café tem selos de pureza, sustentabilidade e de qualidade gourmet.