Qual é a diferença entre os tipos de açúcar usados na cozinha?

Blog Villa Café, Curiosidades

Como você gosta do seu café? Com ou sem açúcar? Por mais que os especialistas indiquem que a melhor maneira de saborear um cafezinho seja ao natural, sem qualquer tipo de adoçante, aqui no Brasil nos acostumamos a colocar o açúcar nessa e em várias outras bebidas.

E não é pra menos: além do hábito cultural, nosso país é o maior produtor de açúcar do mundo — e, como vocês sabem, também somos os maiores produtores de café!

Hoje, no Villa Café, vamos conhecer os principais tipos de açúcar usados no dia a dia da cozinha, entender suas diferenças no uso culinário e como escolher o melhor para a sua saúde! Confira:

Da cozinha à indústria: conheça os diferentes tipos de açúcar

Se você não trabalha com confeitaria ou na indústria alimentícia, certamente se espantaria com os diferentes tipos de açúcar que existem no mercado e que atendem a demandas específicas.

Conheça, agora, os que mais são utilizados no nosso dia a dia, suas características e diferenças.

1 – Açúcar refinado

O famoso açúcar “de mesa” figura entre os mais utilizados no Brasil e, infelizmente, é também um dos menos saudáveis. Com alto poder adoçante, ele passa por processos de refinamento que acabam tirando todos os seus benefícios, como minerais e vitaminas.

Além disso, são adicionados químicos que o deixam com a coloração branquinha. Apesar de ser o preferido em vários segmentos pelo preço acessível e sabor, o ideal é que seja consumido com moderação, já que é associado a doenças como diabetes e obesidade.

2 – Açúcar cristal

Outro dos açúcares mais utilizados no Brasil, o açúcar cristal passa por um processo de refinamento menor que o anterior, mas, ainda assim, perde cerca de 90% de seus nutrientes.

Por ter grãos um pouco maiores, se dissolve com mais dificuldade nas bebidas, como o próprio café e, também por isso, é menos utilizado em receitas de doces.

3 – Açúcar mascavo

Este tipo de açúcar não passa por processos de refinamento: é feito por meio do cozimento da cana-de-açúcar. Por este motivo, mantém a cor mais escura e, também, os nutrientes. A ausência de refinamento garante um gosto “característico” e, por isso, o seu uso ainda não é muito difundido.

Como não faz tanto mal à saúde, é indicado para várias receitas. Para o café, alguns chefs de cozinha recomendam que, ao contrário do açúcar branco, ele não seja adicionado à bebida pronta e, sim, fervido junto à água.

4 – Açúcar light

A busca por silhuetas esguias faz com que diferentes tipos de açúcar ganhem espaço no mercado. O açúcar light é uma mistura do açúcar refinado com adoçantes, como o aspartame, que tem um forte poder de adoçar alimentos.

Assim, mesmo que tenha calorias e gorduras, é utilizado em menor quantidade. Um cafezinho, por exemplo, precisa de cerca de 6 gramas do açúcar refinado normal para ser adoçado. Já com o açúcar light a quantidade diminui para 2 gramas.

5 – Açúcar orgânico

Bem parecido com o açúcar mascavo, o açúcar orgânico também não passa por processos de refinação. Mas não é só isso, desde o processo de plantação da cana até o ensacamento, é garantido que não haverá a presença de agrotóxicos ou componentes químicos.

6 –  Açúcar de coco

Um bom substituto para o açúcar branco, o açúcar de coco possui muitos nutrientes por não ser submetido ao processo de refinação. Além disso, tem um índice glicêmico bastante baixo, menor que o do açúcar refinado e até que o do mel. Isso quer dizer que ele é metabolizado de forma suave pelo organismo e evita o aumento de gordura no corpo.

7 – Açúcares para culinária e confeitaria

Uma infinidade de açúcares são utilizados exclusivamente pela indústria alimentícia e por confeitarias, não sendo aplicados no dia a dia da cozinha básica. Trimoline, gelado, impalpável, de confeiteiro e demerara são alguns exemplos de grãos refinados fundamentais em receitas e processos industriais.

Se você quer substituir o açúcar por adoçante no seu dia a dia, conheça qual deles atende melhor às suas necessidades!

Não quer perder nenhum post do Villa Café e ainda ficar por dentro de curiosidades, receitas e dicas? Siga-nos nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)!