Qual a diferença entre o café em sachê e a cápsula de espresso?

Blog Villa Café, Máquinas de Café

A Associação Brasileira da Indústria do Café confirma que as notícias anunciando o crescimento nas vendas tanto do café em sachê quantos da cápsula de espresso não mentem. Mas, cá entre nós, você já parou para pensar na diferença entre esses dois jeitos de preparar a bebida? Pois no post de hoje vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto e ainda te contar quando escolher o sachê ou a cápsula. Quer ver? Então fique de olho:

O que é café em sachê?

Ideal para usar em máquinas de espresso tradicionais, os sachês são feitos com papel-filtro e contêm grãos de alta qualidade já moídos e prontinhos para preparar a bebida. Dentro do papel, o café é embalado com nitrogênio, um gás sem sabor nem odor, que ajuda a preservar o pó, evitando que ele oxide ou perca seu aroma.

Os sachês assim geralmente são fabricados em um tamanho padrão chamado ESE (ou easy serving espresso), o que faz que funcionam em todas as máquinas desse tipo. Além disso, eles podem vir em dose única (de 7g) ou dupla (de 14g).

Como funciona a cápsula de espresso?

A principal diferença entre o sachê e a cápsula está na embalagem: enquanto, no primeiro, o café fica envolto em papel-filtro, no segundo, o pó já moído e pronto para o preparo fica em um invólucro de plástico e alumínio.

Isso quer dizer que o café fica um pouquinho mais protegido, já que as cápsulas são mais resistentes, mas também que só pode ser preparado em máquinas específicas para esse tipo de produto. A quantidade de pó também difere um pouco: nas cápsulas, ela vai de 5 a 8g, e o que controla a intensidade da dose é a quantidade de água usada pela máquina.

Qual dos dois é o melhor para você?

Tanto os sachês quanto as cápsulas de espresso são preparados com blends de alta qualidade, conservam o aroma e o sabor do pó por mais tempo — já que são embalados individualmente — e ainda contribuem para não fazer sujeira na sua cozinha. Mas, se é assim, como saber qual das duas opções escolher? A resposta vai depender das suas necessidades e, também, do tipo de máquina que você tem para preparar a bebida!

Os sachês podem ser usados em qualquer máquina que faça a extração do mesmo, mas você deve tomar cuidado ao adquirir o seu café em sachê, pois recentemente, algumas marcas estão criando outros padrões de sachê.
Saiba aqui qual é o tipo de sachê da sua máquina!

Já as cápsulas, como vimos, devem ser usadas em máquinas específicas para esse tipo de embalagem, com algumas variações — como pressão e quantidade de água usada — relativas à marca e ao modelo da própria máquina.

Em suma, as duas opções são excelentes formas de consumir um espresso bem saboroso sem precisar ser um barista profissional nem sujar a cozinha com o pó, e a escolha só vai depender da sua vontade e do equipamento que você tem em casa.

E aí, ainda ficou com alguma dúvida sobre as diferenças (e semelhanças!) entre o café em sachê e a cápsula de espresso? Comente aqui embaixo contando para a gente e diga também de qual desses dois métodos você mais gosta e por qual motivo!