Prensa Francesa ou Aeropress: qual a melhor?

Blog Villa Café, Espaço Barista

Preparar um bom café é sempre uma experiência inovadora e muito prazerosa. A atividade requer domínio de alguns processos para extrair o melhor da bebida. Logo, é necessário pensar sobre quais métodos usar no preparo do café filtrado: prensa francesa ou aeropress?

Ambos são semelhantes na hora da extração, entretanto, há uma grande diferença. Confira:

Prensa Francesa

Acredita-se que a French Press (prensa francesa) surgiu em 1852 ,na França e, em 1929, foi registrada por um italiano. Todavia, há quem questione a real patente da invenção.

O artigo do  NY Times Who made that French Press? Informa que a primeira versão da prensa francesa foi patenteada mesmo na França, em 1852. O modelo já utilizava o recipiente cilíndrico e a haste com o filtro conectado na ponta e, ao baixar a haste, o café filtrado fluía para a parte de cima.

O modelo mais parecido com o usado hoje foi patenteado em 1929 pelo italiano Attilio Calimani, sendo uma versão mais parecida com a  atual.

A versão mais famosa e a que levou a prensa francesa ao mercado global foi patentada em 1958 por Faliero Bondani. Inicialmente, essa cafeteira ficou muito conhecida na França.

Pode ser considerado um método mais clássico. Ela é composta por um cilindro de vidro e um embolo acoplado na tampa com o filtro de metal na ponta, responsável pela separação dos sólidos e líquidos do café.

O filtro apresenta uma malha mais espaçada que os comuns usados para fazer café. Dessa forma, a recomendação é uma moagem mais grossa para esse método de preparo. O diferencial é que esse filtro não absorve os óleos essenciais do grão, tornando a bebida final ainda mais rica.

Aeropress

O método é mais recente, criado em 2005, por um engenheiro e inventor de brinquedos americano. A estrutura é fabricada em um material plástico, o embolo tem uma ponta de borracha, parecida com a ponta de uma seringa.

É  responsável pela vedação e pressão na hora do preparo com um porta filtro removível.

A concepção é bem parecida com a French Press, exceto que, em vez de usar um pistão, é o ar que faz a pressão na base do cilindro. O caminho para um café especial nesse método é prestar atenção no tempo de contato da água com o café, usar a temperatura correta da água e, é claro, utilizar o Villa Café!

 

Agora, qual a melhor opção: a resposta é: depende! O processo de preparo de café é sempre uma experiência. Portanto,  para escolher entre a prensa francesa e o aeropress, você precisa avaliar quais as características da bebida mais admira. Em seguida, considerar o modo de preparo e fazer a sua escolha!

 

Conheça os nossos microlotes Reserva. Sua experiência será elevada à décima potência!