Graças a características únicas, o café brasileiro tem milhões de apreciadores nos quatro cantos do mundo.
Ao longo do tempo, os produtores nacionais desenvolveram técnicas especiais para o cultivo, investindo em tecnologias que possibilitaram a conquista do mercado mundial de café, não apenas pela quantidade de sacas produzidas e exportadas a cada ano, mas pelo aroma e sabor inigualáveis.
Conheça as razões que fazem do café brasileiro uma verdadeira paixão mundial no nosso artigo de hoje!
O café brasileiro em números
O café brasileiro ocupa lugar de destaque entre os melhores cafés do mundo. Nosso país é o maior produtor e exportador mundial, seguido do Vietnã e da Colômbia.
Conforme apontam dados recentes do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFE), durante o período de safra compreendido entre julho de 2015 e junho de 2016, o Brasil produziu 49 milhões de sacas, exportando 35 milhões de sacas e gerando uma receita de 5,3 bilhões de dólares.
A quantidade de destinos da produção brasileira também impressiona: mais de 120 países ao redor do mundo compram nosso café. O principal importador do café brasileiro são os EUA. Em 2016, os americanos foram responsáveis pela exportação de 7 milhões de sacas.
Em seguida, como principais compradores, temos a Alemanha, a Itália e o Japão. Juntos, esses três países consumiram mais de 5 milhões de sacas de café brasileiro no último ano.
Fatores que conquistam o mercado
Ainda de acordo com as apurações do CECAFE, o mercado internacional vem se interessando cada vez mais pela produção nacional do café arábica, graças a algumas peculiaridades que conferem a ele aroma e sabor especiais.
Os investimentos da indústria do café em tecnologia de ponta para todas as etapas da cadeia produtiva resultaram no alto nível alcançado pelo café brasileiro tanto no mercado interno quanto no exterior.
Na verdade, a tradição nacional na produção de café tem raízes antigas, o que justifica a admiração do café brasileiro por diversos consumidores ao redor do mundo.
Tradição que justifica o sucesso
A tradição do café brasileiro vem desde os tempos do Brasil Colônia, que já naquela época abastecia o mercado mundial com um produto de extrema qualidade.
Já nos primeiros momentos da história do nosso país, o cultivo dos grãos assumiu lugar importante na economia, graças às excelentes condições geográficas e climáticas encontradas pelos colonizadores portugueses nas terras da América do Sul.
Porém, a história do café tem muitos capítulos anteriores à colonização brasileira. Surgido no continente africano, o grão se espalhou por todos os continentes, sendo que o hábito de tomar café é um dos mais antigos da humanidade.
Hábitos culturais e inovações
Em cada país, os consumidores possuem práticas e preferências características na hora de saborear o café. Com os avanços tecnológicos, surgiram novidades como as máquinas de café expresso e o café instantâneo, dentre outras inovações.
Entretanto, os produtores nacionais investiram na valorização dos grãos tostados e do pó em sua apresentação mais original, fazendo com que o café brasileiro conquistasse o paladar dos consumidores que não abrem mão da tradição.
Todo esse sucesso só é possível graças a características específicas da produção de café no Brasil, desenvolvidas ao longo do tempo pela indústria agrícola.
Diferenciais na produção
A cadeia produtiva do café brasileiro conquistou o reconhecimento do mercado mundial com base em três diferenciais competitivos:
- a criação de novas espécies de café;
- a diminuição das áreas de plantio e
- o desenvolvimento tecnológico da poda e da adubação e manejo do solo.
Graças ao aumento dos incentivos governamentais para a produção de café, sobretudo a partir dos anos 1970, os produtores nacionais conseguiram investir na estruturação de laboratórios com pesquisadores qualificados, possibilitando a evolução tecnológica que garantiria o avanço da produção tanto em números quanto em qualidade.
Já naquela época, a necessidade de produzir café usando menos espaço para as plantações tornou-se em uma prioridade. O sistema de plantio evoluiu de tal forma que, nos dias atuais, o Brasil tem uma produção três vezes maior utilizando metade das áreas de plantação iniciais.
Variedades de café nacionais
Outra inovação que faz do café brasileiro um líder mundial é o desenvolvimento de novas variedades do grão, adaptadas às condições climáticas e resistentes às pragas. Essa evolução aumenta a produtividade e a qualidade dos grãos nacionais.
Assim como o desenvolvimento de espécies, o investimento em técnicas de poda padronizadas aumentou a produção nas plantações nacionais, fazendo do Brasil uma referência mundial em adubação e manejo do solo.
Além disso, a cadeia produtiva do café brasileiro conta com rigorosos processos de controle da qualidade para atestar a procedência e pureza dos produtos e evitar que marcas de qualidade inferior prejudiquem o crescimento do mercado.
Entretanto, a tradição e a excelência na produção não são os únicos diferenciais que valorizam o café brasileiro em todas as partes do mundo.
A importância da preservação ambiental
Nos últimos anos, a importância da preservação dos recursos naturais ganhou espaço nas discussões de diversos setores da agricultura mundial e com o café brasileiro não seria diferente.
Por outro lado, os consumidores atuais, cada vez mais bem informados, exigem das empresas e marcas um posicionamento alinhado com as práticas sustentáveis, de modo que a sustentabilidade tornou-se um imperativo extremamente importante.
Desse modo, a cadeia produtiva nacional passou por um extenso processo de modernização, com foco na preservação do ambiente e no favorecimento da continuidade das plantações ao longo dos anos.
A sustentabilidade como diferencial de qualidade
O investimento em sustentabilidade aumentou ainda mais o reconhecimento do café brasileiro pelo mercado internacional, sendo que os próprios consumidores procuram pelos selos e certificados que atestem a origem e a qualidade da bebida.
Ainda que o custo seja mais elevado, os consumidores optam por adquirir um café que é produzido segundo práticas que não agridem o meio ambiente.
Além disso, trata-se de um produto livre de diversas substâncias químicas, que comprometem o aroma e o sabor do café, tornando-o mais agradável ao paladar.
A qualidade do café brasileiro pode, até mesmo, abrir portas para a realização de empreendimentos gastronômicos. Empresas de sucesso ao redor do mundo tiveram sua origem graças ao reconhecimento e apreciação dos grãos nacionais.
Entendeu por que o café brasileiro faz tanto sucesso aqui e lá fora? Quer saber mais sobre isso? Descubra, neste outro artigo do nosso blog, 10 curiosidades sobre a história da produção de café no Brasil!
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