O que é um clube de assinatura de café e como ele funciona?

Blog Villa Café, Mercado de Cafés

Aos amantes de café, não há comodidade melhor do que ter seu café favorito entregue diretamente à sua porta. Graças às conveniências maravilhosas de um clube de assinatura de café, uma vez que você começa a receber o produto com regularidade, fica difícil imaginar a vida sem essas vantagens.

Portanto, o desafio é selecionar a empresa certa e a assinatura que melhor se adapta ao seu gosto. Uma assinatura de café semanal ou mensal é uma ótima maneira de trazer um pouco de prazer para sua xícara de café da manhã e ajudá-lo a refinar seu paladar.

Quer saber mais sobre esse novo modelo de serviço para café e como ele funciona? Fique ligado! Ao longo deste artigo, mostraremos tudo o que você precisa saber para fazer parte de um clube.

O que é um clube de assinatura de café e como ele funciona?

Você adquire uma assinatura mensal com um clube do seu interesse e, em contrapartida ao pagamento efetuado anteriormente, recebe de tempos em tempos o que foi escolhido dentre as opções existentes.

O produto desejado é entregue em casa ou no escritório, antecipando assim a necessidade de você fazer um novo pedido. Além disso, não é necessário passar por todo o processo de compra de uma loja online ou mesmo ter que ir até uma loja física.

Assim funcionam os clubes de assinatura de café: por semana, quinzena ou mensalmente, você recebe em casa — ou onde desejar —, os produtos que foram selecionadas para as entregas programadas, com apenas o pagamento de uma taxa mensal.

Quais são as modalidades de pagamento?

Os pagamentos são realizados por meio do cartão de crédito ou boleto bancário. O seu pedido, após a confirmação de pagamento, será enviado para o e-mail informado durante a fase de cadastro na plataforma. Há também opções para o pagamento mediante débito bancário.

Quais as vantagens de participar de um clube de assinatura?

As vantagens vão desde descontos exclusivos, a comodidade de receber os produtos sem sair de casa, passado pela diversidade de sabores e a seleção de cafés de várias partes do mundo. Trata-se de cafés que dificilmente serão encontrados nas gôndolas dos supermercados. Podemos destacar algumas vantagens na assinatura. Vejamos!

  • descontos exclusivos;
  • pedidos personalizados;
  • flexibilidade;
  • facilidade no frete;
  • variedade de sabores.

Além disso, destacamos três outras grandes vantagens: comodidade, exclusividade e qualidade.

Comodidade

Quando você compra um pacote ou um combo, a máquina de café pode até sair de graça. Você paga somente pelo produto. Além disso, os clubes oferecem uma variedade de produtos e opções, e você só precisa ajustar o seu gosto ao intervalo das entregas.

Exclusividade

Café gourmet tipo exportação, cada vez mais exclusivos que chegam diretamente na sua casa. São terroir de várias regiões do País, com diversas notas e aromas. Você terá a conveniência de apreciar diferentes cafés e sofisticar o paladar.

Qualidade

Um café de qualidade tem propriedades marcantes, como aroma, doçura, acidez, corpo e amargor na medida certa. Como nem sempre é possível degustar ou sentir o cheiro, é importante saber avaliar alguns critérios, como:

  • especial 100% arábica;
  • procedência do café;
  • data da torra do grão;
  • selos de qualidade.

Quais critérios de avaliação para a escolha do clube de assinatura?

Um clube de cafés é constituído por apreciadores com o objetivo de proporcionar a degustação de qualidade e estimular esse prazer a outras pessoas. Com o objetivo de procurar conhecer novos aromas e sabores que as pessoas buscam clubes de assinaturas de café. É indispensável que o clube que você escolher forneça algumas informações, como as citadas a seguir.

Informações sobre a empresa

O primeiro item a se levar em consideração são as informações sobre a própria empresa. Um clube é um empreendimento e, como tal, deve atender às legislações vigentes. O consumidor deve pesquisar e fazer o seu julgamento da marca antes de realizar a transação, que neste caso, é o seu ingresso em um clube de café.

Conhecimento da origem do café

Conhecer suas características e os principais processos de preparo são essenciais. Então, ao fazer parte de um clube, é importante notar se, além do produto em si, o clube oferece informações completas sobre os produtos.

Valores condizentes com o mercado

Um bom café de qualidade tem um custo próprio, além das condições de plantio e colheita dos frutos. Os cafés especiais têm certificações e selos de qualidade. Não é qualquer café — tal título precisa ser conquistado. Por isso, desconfie de preços muito abaixo do mercado.

O tempo de realização da torra

Ponto fundamental, pois a torra é um dos passos mais importantes durante a fabricação do café. De processo complexo e delicado, na torrefação os sabores surgem e se fazem presentes. Por isso que o café fresco recém-torrado é tão valorizado, já que suas propriedades ficam muito mais marcantes.

A data da torra do café — quanto mais recente, melhor — é a data de produção do café impressa na embalagem. Aliás, outro detalhe importante é o ponto da torra. A ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) recomenda as seguintes torras. Confira!

Torra clara

Acidez enfatizada, pouco corpo e suavidade de aromas. Padrão para as máquinas de café espresso.

Torra média

Equilíbrio entre corpo e acidez. Aromas acentuados e profundos. Esse é o padrão para o coador de pano ou de papel.

Torra escura

Corpo enfatizado, acidez leve e amargor acentuado.

Região produtora dos grãos

O café, assim como um bom vinho, possui uma variedade de aromas e sabores que podem mudar de acordo com a região onde foram produzidos. Cada café possui uma identidade, a que a torna especial. Essas informações devem ser disponibilizadas no site da empresa, assim como também nas embalagens.

Certificação de qualidade

Verifique se a produção está certificada e se a empresa mantém contato com o produtor — ou com vários produtores —, pois é preciso saber se a produtividade se dá de forma sustentável e se as certificações que possuem são de qualidade.

Com essas dicas em mãos, informe-se e escolha o melhor clube de café para realizar a sua assinatura. Busque combos e promoções, que são ótimas oportunidades para saborear cafés de qualidade e adquirir mais de uma unidade do seu produto favorito.

Assim, é possível experimentar novas bebidas e descobrir novos sabores. Tudo com economia e com a possibilidade de ganhar brindes. Um clube de assinatura de café vai colocá-lo no coração do negócio — você é exclusivo, assim como o café.

Se ficou interessando na possibilidade, que tal conferir a assinatura do Villa Café? Contamos com uma base de fornecedores de cafés excelentes e diferenciados em todo o Brasil, África e Colômbia!