Ao longo dos anos, o café tem agradado o paladar das pessoas e inspirado combinações saborosas e inusitadas no universo da gastronomia. O que pouca gente sabe é que o café tem inúmeras propriedades capazes de melhorar a saúde de quem o consome moderadamente. Há pouco tempo, uma pesquisa científica concluiu que o café faz bem para o coração e o sistema cardiovascular.
Entenda, agora, quais são os mecanismos que tornam isso possível e descubra outros benefícios do café para a sua saúde.
Relembre porque o café é uma paixão mundial
O café é originário da África e os primeiros registros sobre o seu surgimento têm mais de 300 anos. Com o passar do tempo, o grão se espalhou pelo mundo, criando um grande mercado e conquistando a preferência das pessoas graças ao seu aroma e sabor.
Se por um lado os produtores investem em inovações tecnológicas para melhorar o produto, os consumidores, por sua vez, tornaram-se mais exigentes e passaram a valorizar o café do tipo gourmet, que tem um método de produção diferenciado e, por isso, qualidade e sabor incomparáveis.
O melhor de tudo é que além de ser uma bebida saborosa, que agrada ao paladar e inspira longas conversas ao redor da mesa, o café faz bem para o coração, quando consumido regularmente e com moderação.
Foi o que os pesquisadores do Instituto do Coração (InCor) descobriram recentemente, derrubando mitos sobre o café e contrariando a ideia de que a bebida não pode ser consumida por quem tem problemas cardíacos. Conheça, a seguir, os detalhes dessa pesquisa.
Entenda como o café faz bem para o coração
O InCor, localizado em São Paulo, é uma das instituições de saúde mais respeitadas no Brasil e no mundo. Recentemente, uma equipe de pesquisadores conduziu um estudo sobre os benefícios do café para a saúde, de maneira especial para o sistema cardiovascular, em parceria com o Consórcio Pesquisa Café, uma iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).
A pesquisa foi realizada ao longo de quatro anos, durante os quais os pesquisadores estudaram as reações de um grupo de mais de cem pessoas (dentre indivíduos saudáveis e portadores de doenças coronarianas) ao consumo regular de café.
Depois de passarem três semanas sem consumir cafeína, os participantes foram submetidos a uma série de exames, tais como medição da pressão arterial, exames de sangue e teste de ergométrico.
Em seguida, o grupo recebeu instruções sobre o preparo do café e foi dividido em dois: uma metade foi orientada a tomar café de torra clara e a outra a tomar café de torra escura.
Após quatro semanas, durante as quais cada participante tomou de três a quatro xícaras de café por dia, todos passaram pelos mesmos exames iniciais. Em seguida, houve a inversão entre os grupos e aqueles que estavam tomando café de torra clara passaram a tomar café de torra escura e vice-versa. Mais uma vez, após quatro semanas, os participantes retornaram ao InCor e repetiram os exames.
Embora os pesquisadores já esperassem resultados positivos, devido a estudos anteriores que comprovaram os benefícios do café para o sistema cardiovascular, dentre eles a integridade dos vasos sanguíneos e o controle da pressão arterial, os achados da nova pesquisa foram surpreendentes.
Conheça os resultados da pesquisa InCor
Os pesquisadores concluíram que além de melhorar a capacidade aeróbica dos participantes, o café promoveu o aumento do colesterol bom, o chamado HDL. Esses resultados positivos foram observados principalmente entre os participantes que consumiram o café de torra escura.
No futuro, serão desenvolvidos estudos para analisar os efeitos do café arábica, café descafeinado e do café expresso, além de pesquisas específicas com pacientes diabéticos.
Os resultados da pesquisa do InCor aproximam-se de pesquisas realizadas nos EUA, as quais também concluíram que o café de torra escura — ou café mais forte — traz mais benefícios para a saúde do coração, diminuindo as chances do desenvolvimento de doenças como infarto e trombose.
Entretanto, as vantagens do consumo diário e moderado de café não dizem respeito apenas ao sistema cardiovascular. Saiba mais sobre isso agora.
Descubra outros benefícios do café para a saúde
Além das pesquisas que mostraram o quanto o café faz bem para o coração, diversos outros estudos, realizados nas últimas décadas, comprovaram que a bebida tem efeitos positivos sobre a saúde de maneira geral, atuando na prevenção e controle de doenças como diabetes e câncer.
De acordo com os cientistas, o café também previne o Mal de Parkinson e doenças do fígado. Além disso, graças aos efeitos da cafeína sobre o sistema nervoso, o café ajuda a manter a concentração e fornece mais disposição para a realização das atividades ao longo do dia.
De fato, a cafeína é a grande causadora dos efeitos positivos do café sobre o corpo humano. Mas os cientistas ressaltam que os antioxidantes, os aminoácidos e outras substâncias também são responsáveis pelos vários benefícios do café para a saúde.
Para aproveitar melhor todos eles, que tal conhecer maneiras diferentes de incluir o café na sua dieta?
Aprenda formas diferentes de saborear o café
Para tornar seu café ainda mais saboroso, é preciso começar pelos cuidados com a água usada para coar o pó. Ela deve ser filtrada ou mineral e o seu aquecimento deve parar antes que ela ferva.
Se você quiser valorizar ainda mais o sabor, prefira o café gourmet moído na hora, que tem um aroma mais intenso e soa mais fresco ao paladar.
Você pode combinar seu cafezinho com bolos, biscoitos ou o famoso pão de queijo. Também pode usar o café para incrementar bebidas quentes ou servi-lo junto com sorvete de creme ou de chocolate.
Mas lembre-se: para aproveitar todos os benefícios que o café oferece para a saúde, os grãos ou o pó precisam ser de boa qualidade.
No post de hoje, você descobriu que saborear uma xícara de café tem muito mais benefícios do que você pensava. Além de agradar o paladar, esse grão, tão apreciado no mundo inteiro, tem propriedades especiais que promovem a saúde e a qualidade de vida.
Quer saber mais sobre como o café faz bem para o coração? Ou quer receber dicas de receitas diferentes? Deixe sua pergunta nos comentários!