relacionamento com o cliente

Faça do café parte do seu relacionamento com o cliente

Blog Villa Café, Mercado de Cafés

Qual a importância do café no cotidiano de sua empresa? É o carro-chefe ou apenas o cafezinho da tarde?  Investir em café como parte do seu relacionamento com o cliente é uma importante ação para aumentar o faturamento e fidelizar seus clientes.

Entretanto, caso não tenha ideia de quais estratégias são as mais eficazes nesse processo, a recomendação é pesquisar.

Para fidelizar esse tipo de relacionamento, é fundamental o cliente perceber que, não apenas quem o atendeu, mas toda a empresa, como alguém que se importa com seus problemas e se dispõe a propor as melhores soluções. Deve ser um atendimento atencioso e personalizado, considerando, inclusive,  os detalhes específicos daquela demanda.

Mas o que isso significa? Investir em uma boa relação com seu cliente quer dizer estar sempre um passo à frente.

E o café?

O café faz parte da vida das pessoas. Tanto no café da manhã ou durante uma reunião importante. Sendo assim, já pensou em fazer do café muito mais que um produto no mix de sua empresa?

Ofereça uma experiência exclusiva com um café de qualidade e aproveite a oportunidade para fixar sua marca na mente do cliente. Atenção aos processos e aproveite os benefícios.

Como é o preparo do café?

Como você costuma preparar o café? Coloca água no fogo e deixa ferver? Despeja o pó no coador de papel ou tecido e “derrama” a água em abundância sobre o pó? Bem, você não está errado, contudo, há alguns cuidados essenciais para não estragar o sabor do produto.

Preparar café gourmet não é nada complicado. Pelo contrário. Sabe aquela ideia que as coisas mais simples são as melhores e nos dão mais prazer e alegria?

Preparar um café especial é exatamente assim. Trata-se de um momento para total relaxamento. Durante esse processo, é preciso considerar alguns cuidados para garantir uma bebida de aroma, sabor e qualidade superior. O processo de preparo de um bom café muda conforme os equipamentos, tempo de preparo e materiais utilizados em cada técnica.

O método mais comum de preparo do café é feito da seguinte forma: coloca-se o café moído no filtro e despeja a água quente sobre o café. O processo de extração se dá por infusão com as substâncias nutritivas e aromáticas se dissolvendo na água,  passando por ação da gravidade com duração aproximada de 4 minutos.

Ao coar, inicialmente, coloque apenas um pouquinho de água para o pó ficar umedecido por 30 segundos. Depois, despeje, gradualmente, o restante, sempre com movimentos circulares. Para cada litro de café, a recomendação é colocar cerca de 5 a 6 colheres de sopa cheia, porém, isso pode variar de acordo com gosto pessoal. Invista em uma moagem dos grãos de média a fina, parecendo areia. Lembre-se que a água não deve estar absurdamente quente porque você queimará o café e sentirá o efeito na bebida. Quando a água estiver soltando bolhas entre pequenas e médias já está pronta para despejar.

A comunicação S.C.O.T

Muito além de produzir um produto de qualidade, é preciso ter um planejamento e comunicação eficientes. Uma ferramenta que  auxilia nesse processo é a comunicação S.C.O.T  (Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência).

É fácil  entender o porquê da combinação desses quatro pilares. Quando você fala com segurança sobre o seu produto, tem mais facilidade para dar sugestões com clareza, transmitindo confiança e despertando o desejo de experimentar.

A objetividade reduz a desconfiança do cliente e a sensação de estar sendo enganado e, com essa relação de transparência,  ganha-se respeito. Saiba mais nesse post

A prática é simples. Vamos supor que um cliente pergunte se vale a pena provar um café gourmet. Se o garçom for capaz de explicar com segurança, clareza e objetividade as qualidades do produto, certamente o cliente ficará com vontade de experimentar, sem sentir que está sendo induzido na escolha. Isso é transparência. É ou não uma receita de sucesso?

Um bom atendimento ao cliente é a receita de sucesso para que sua cafeteria seja a favorita dos consumidores. Seguindo essas dicas você, notará a diferença!

Gostou do post? Então, leia também  este artigo sobre a fidelização de clientes e continue conquistando bons resultados!

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