As máquinas de café em cápsula ganharam muitos adeptos nos últimos anos, seja para o uso doméstico, seja para o uso comercial. No entanto, apesar da sua crescente popularidade, há vários pontos que devem ser avaliados em comparação com o café em grãos.. Por isso, é natural que você fique em dúvida sobre em qual equipamento investir.
Afinal, como saber qual opção é a melhor para o meu negócio? Existe diferença de qualidade entre o café em grão e o café em cápsula? Estes e outros questionamentos são recorrentes, sobretudo entre as empresas que estão adquirindo a sua primeira máquina de café. Mas, não se preocupe, pois estamos aqui para esclarecê-las!
Nesta publicação reunimos as principais informações sobre esses dois tipos de café: encapsulado ou em grão. Assim você poderá sanar todas as dúvidas e, consequentemente, saberá qual é a melhor alternativa para o seu negócio.
Principal diferença entre café em cápsula e café em grão:
Antes de pontuarmos as diferenças entre esses dois produtos, é preciso compreender o que é cada um deles. Desse modo, você conseguirá entender melhor quais são as vantagens e desvantagens do café em cápsula e em grão. Então vamos às definições:
- Café em grão:
Trata-se de grãos de café puros e torrados. São armazenados em pacotes de alumínio para evitar o processo de oxidação, ou seja, a perda do seu sabor e aroma natural. Mesmo assim, após aberto a pacote, mesmo se bem armazenado, haverá uma perda com o passar do tempo.
- Café em cápsula:
O café em cápsula também possui uma definição literal, pois é o café torrado, moído e armazenado em uma pequena cápsula de plástico ou alumínio. Essas embalagens também possuem as características necessárias para manter a qualidade produto. Como o produto é envasado individualmente, o processo de oxidação é bem mais lento, pois você só “abre” o café na hora de usar.
Tendo em vista as duas definições acima, pode-se afirmar que as duas principais diferenças entre esses dois tipos de café são a moagem e o armazenamento.
O primeiro está armazenado na sua forma mais pura, já o café encapsulado foi projetado para garantir a praticidade durante o preparo. Tais características influenciam diretamente no modo de preparo e no custo das feitas com esses cafés.
O Villa Café, por exemplo, possui diversas opções de cápsulas, para 2 modelos diferentes
- Villa 4C: o sistema de cápsulas próprio do Villa Café, que tem esse nome pela diversidade de opções: Café, Cappuccino, Chocolate Quente e Chá, ou seja, 4C.
- Cápsulas Compatíveis com Nespresso: possuímos cápsulas que funcionam somente nas máquinas Nespresso, como café clássico e intenso, cappuccino canela, chocolate e leite quente.Portanto, se você tem a máquina do Villa 4C, as cápsulas Nespresso não vão funcionar nela e vice-versa.
Escolheu a cápsula? Basta colocar na máquina, fechar a tampa e apertar o botão da extração., Após alguns segundos, a bebida estará pronta para consumo. Esta é, portanto, a melhor alternativa para quem busca praticidade e agilidade durante o processo de preparo do café.
As vantagens e desvantagens de cada tipo de café:
Agora que você já conhece o processo de armazenagem e preparo desses dois tipos de café, irá entender com facilidade as vantagens e desvantagens dos mesmos. Já que essas etapas influenciam diretamente no custo-benefício que você terá ao optar pelo café em cápsula ou em grão.
Quem optar pelo café em grão, por exemplo, terá as seguintes vantagens:
- Café fresco moído na hora, com mais aroma e sabor.
- Menor custo por xícaras. Considerando que 1kg de café rende cerca de 120 xícaras, você terá um custo inferior a R$ 0,50 por café.
- Processo de preparo artesanal, que muitas pessoas valorizam
- Máquinas com maior tecnologia e mais fáceis para criar bebidas inovadoras.
Para que esse processo funcione da melhor forma possível, será necessário prestr bastante atenção na higiene e regulagem da máquina. . Assim como na capacitação da sua equipe, para que os baristas possam preparar bebidas variadas e saborosas.
Já quem optar por adquirir uma máquina de café em cápsula terá os seguintes diferenciais:
- Agilidade e facilidade na hora de preparar as bebidas;
- Máquinas bem mais baratas que as de grãos, pois não precisa ter moinho.
- Cápsulas com sabores diversificados, vários cafés diferentes e outras bebidas
Trata-se de um processo prático e de fácil manutenção e, além disso as bebidas possuem um alto padrão de qualidade. No entanto, nem sempre elas poderão agradar ao público mais exigente, ou seja, aquele que prefere o típico café artesanal. Portanto, é preciso considerar se o seu cliente irá se adequar ou não ao produto final que você irá oferecer.
Saiba qual máquina de café é a mais indicada para o seu negócio:
Ao longo desta publicação reunimos as principais diferenças entre o café em cápsula e o café em grão. O objetivo era esclarecer possíveis dúvidas sobre esses dois tipos de café, para que assim você possa optar pela melhor alternativa para o seu negócio.
Tendo em vista as características de cada produto, preparamos o quadro abaixo para comparar os 3 tipos de preparo de café.
- Café em grão: é a opção ideal para empresas que priorizam um modo de preparo artesanal e o sabor do café;
- Café em cápsula: é indicado para empresas que buscam praticidade e agilidade no preparo das bebidas.
Sabe-se que em ambas as alternativas, se você usar um café de qualidade, você terá bebidas de alta qualidade , sobretudo ao utilizar os produtos Villa Café, já que temos como missão Proporcionar a experiência incomparável aos nossos consumidores.Já que buscamos oferecer aos nossos clientes um café gourmet de alta qualidade!
Vale reforçar que tanto para máquinas de grãos e cápsulas, há diversas máquinas e funções específicas de cada modelo. O Villa Café tem baristas que podem te explicar sobre elas, os diferenciais de cada uma e as condições especiais de cada modelo em parceria com sua empresa. Então, peça um contato agora e obtenha um orçamento com quem é especialista em café gourmet.