Creatina, o que você precisa saber antes de comprar a sua

Blog Villa Café, Café e Saúde

Você sabia que além do Whey Protein a Creatina é um dos principais suplementos consumidos no meio esportivo?

Ela também promove o crescimento muscular e vem sendo estudada há alguns anos com o objetivo de esclarecer sua real função e benefícios, apesar de ser dada como vilã até 2010, que foi quando sua comercialização foi liberada pela Anvisa.

Fato é que está comprovado que a Creatina posiciona-se como um excelente auxílio no meio esportivo.

O que é a Creatina?

Creatina é um aminoácido não proteico encontrado na carne vermelha, em frutos do mar e em suplementos alimentares. Alguns estudos têm demonstrado que a suplementação de creatina aumenta as concentrações de creatina intramuscular, o que pode ajudar a explicar as melhorias observadas no desempenho de exercício de alta intensidade.

A creatina utiliza um caminho bioquímico em que um reservatório de fosfato no músculo esquelético é utilizado para re-sintetizar o ATP (adenosina trifosfato), e o ATP é uma molécula responsável pela produção de energia, cerca de 1-2% da creatina intramuscular é degradada em creatinina (subproduto) e excretada na urina.

Portanto, o corpo precisa reabastecer cerca de 1-3 g de creatina por dia para manter as reservas de creatina normais (sem utilização de suplementos) dependendo da massa muscular.

Cerca de metade da necessidade diária de creatina é obtida a partir da dieta. Por exemplo, 1kg de carne bovina e salmão não cozida fornecem cerca de 1-2 g de creatina.

 

Como escolher a creatina ideal sem cair nas pegadinhas?

A creatina pode ser encontrada em várias formas. A mais conhecida é a Monohidratada  e segundo a resolução da Anvisa deve-se observar os seguintes pontos antes de comprar:

“Art. 10. Os suplementos de creatina para atletas devem atender aos seguintes requisitos:

I – o produto pronto para consumo deve conter de 1,5 a 3 g de creatina na porção;

II – deve ser utilizada na formulação do produto creatina monoidratada com grau de pureza mínima de 99,9%.

III – este produto pode ser adicionado de carboidratos;

IV – este produto não pode ser adicionado de fibras alimentares”.

 

O que o mundo diz sobre a creatina?

A creatina já foi de vilã para mocinha, já foi muito odiada e hoje amada. Para promover maior tranquilidade sobre o uso temos um posicionamento internacional da International Society Of Sports Nutrition (Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva) sobre a utilização e recomendação da creatina, que você pode conferir alguns pontos desse posicionamento abaixo (traduzido):

“Depois de analisar a literatura científica e médica nesta área, a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva conclui o seguinte em termos de suplementação de creatina:

1. A creatina monohidratada é o suplemento nutricional ergogênico mais eficaz atualmente disponível para os atletas com a intenção de aumentar a capacidade de exercício de alta intensidade e a massa corporal magra durante o treinamento.

2. A suplementação de creatina monohidratada não é apenas segura, mas tem sido relatada como tendo um número de benefícios terapêuticos em populações saudáveis ​​e doentes que variam de crianças a idosos.

Não há provas científicas convincentes de que o uso de creatina monohidratada em curto ou longo prazo (até 30 g / dia por 5 anos) tenha efeitos prejudiciais em indivíduos saudáveis ​​ou em populações clínicas que possam se beneficiar da suplementação de creatina.

3. Atualmente, a creatina monohidratada é a forma mais extensivamente estudada e clinicamente eficaz de creatina para uso em suplementos nutricionais em termos de absorção muscular e capacidade de aumentar a capacidade de exercício de alta intensidade.

4. A adição de carboidrato ou carboidrato e proteína a um suplemento de creatina parece aumentar a captação muscular de creatina, embora o efeito sobre as medidas de desempenho não seja maior do que com o uso da creatina monohidratada isoladamente.

5. Mais pesquisas são necessárias para examinar os potenciais benefícios médicos da creatina monohidratada e precursores como o ácido guanidinoacético no esporte, saúde e medicina”.

Quais a recomendações da creatina?

Mesmo sendo muito recomendada, para ingerir a creatina deve-se sempre procurar a sua nutricionista para ver a necessidade de tal suplementação.

Na verdade, nenhum suplemento deve ser consumido sem avaliação e prescrição do profissional, lembre-se que os suplementos também tem efeitos no seu corpo, e podem ser prejudiciais.A ingestão da creatina pode ser tanto pré, quanto pós treino ou ao longo do dia, dependendo do objetivo, rotina e dieta.

Conforme recomendado por sua nutri, por exemplo no pós treino, você pode misturar a creatina (que normalmente não tem sabor) com a nossa receitinha de whey com cappuccino:

Receita de Cappuccino zero com Whey Protein e Creatina

 

Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou na coqueteleira e misture bem. Logo após adicione gelo á gosto e beba.

 

Gostou desse post? Então deixe seu comentário e compartilhe com os amigos! E, se quiser tirar alguma dúvida, fale com a Nutri! Você também pode ligar para (31) 2537-7777 ou enviar um e-mail para nutri@villacafe.com.br/blog .

Ah e se testar a receita não esquece de contar pra gente hein?