benefícios do café verde

Conheça os benefícios do café verde

Blog Villa Café, Café e Saúde

Quando pensamos em café, logo nos vem à cabeça uma xícara bem servida e com a fumacinha saindo, não é mesmo?

E se pedíssemos para você imaginar o consumo da bebida em cápsulas? Ou uma versão da bebida em que os grãos nem mesmo foram torrados?

Pode parecer diferente e até esquisito, mas cresce a cada dia, principalmente entre aqueles que buscam um cuidado maior com o corpo e a saúde, o consumo do café verde.

Hoje, nosso blog apresenta essa tendência, explica exatamente qual é esse produto e mostra quais são os reais benefícios do café verde para a saúde.

O café para emagrecer

Adorado pela geração fit, que está em busca de perda de peso e de bons hábitos alimentares, o café verde não leva esse nome apenas para se adequar à linha de saúde ou por apelo comercial.

Ao contrário do café tradicional que consumimos diariamente, o café verde não passa pelo processo de torrefação dos grãos para consumo.

“In natura”, esse café mantém algumas propriedades que são perdidas durante a torra.

Outras, também presentes no café tradicional, são intensificadas.

E é a junção de todas essas características que o colocam no topo da lista dos produtos utilizados para cuidados com o corpo.

Os benefícios do café verde

Entre as propriedades que possuem suas características intensificadas pela ausência da torra, está a cafeína.

Segundo especialistas, o café verde chega a ter quase duas vezes mais concentração desse elemento que os grãos torrados.

Esta quantidade o insere no grupo dos alimentos considerados emagrecedores e termogênicos,ou seja, que aceleram o organismo, e em uma posição ainda melhor que o café torrado, que também possui essas funcionalidades.

A cafeína, segundo nutricionistas, promove a oxidação de gorduras corporais e, assim, elas são eliminadas de forma mais fácil pelo corpo.

Além disso, o efeito mais conhecido da cafeína, o de inibir o sono, também é amplificado. Assim, há mais disposição, inclusive para praticar atividades físicas.

Muito além da cafeína

Nem só de altas doses de cafeína fez-se a fama do café verde.

Essa versão do produto também possui uma grande quantidade de oxidantes, os responsáveis pela limpeza das células e pela eliminação dos radicais livres.

Isso faz com o que o organismo funcione de maneira melhor.

Para diabéticos ou pessoas com tendência a essa condição, uma boa notícia: o café verde possui o dobro da quantidade de ácido clorogênico do café tradicional.

Esse ácido contribui para a diminuição da absorção de glicose no nosso intestino.

Assim, ele regula os níveis de açúcar no sangue.

Sem coador ou cafeteira

Esqueça os métodos tradicionais de tomar café!

Se você quer mesmo adicionar o café verde na sua dieta, saiba que, de cara, ele não possui um sabor muito agradável.

Parte dos sabores e aromas do café que nós adoramos vem, justamente, a partir da torrefação.

Nela é que são liberados os açúcares e óleos essenciais que promovem as sensações de olfato e paladar que tanto gostamos.

Com um sabor um tanto quanto amargo, o café verde é geralmente consumido em cápsulas.

Assim, cada profissional da área da saúde indica a quantidade de drágeas a serem consumidas, de acordo com o plano de dieta do paciente.

Algumas pessoas, no entanto, preferem utilizá-lo de forma mais natural: em pó.

Um pouco mais difícil de ser encontrado, ele, geralmente, é misturado à água — por vezes é batido, também, no liquidificador — e ingerido dessa forma.

Há, também, a opção de consumir o café verde no formato de infusão, como se fosse um chá.

Nesse caso, os grãos são fervidos junto à água e a bebida é consumida normalmente.

E você? Se interessou pelos benefícios do café verde?

Para não perder nenhum post sobre curiosidades, dicas e fatos interessantes sobre o universo do café, além de indicações de deliciosas receitas e produtos, assine a nossa newsletter!