remover manchas de café em roupas

Como remover manchas de café em roupas e tecidos?

Blog Villa Café, Curiosidades

Imagine a cena: você está se arrumando para o trabalho e, na correria para tomar o seu café da manhã, acaba derrubando a bebida na sua roupa.

Se essa situação ainda não aconteceu com você, certamente existe alguma história que se passou na rua, no seu local de trabalho ou em uma cafeteria, em que um pouco de café acidentalmente caiu no que você estava vestindo.

Hoje, vamos dar dicas simples de como, sem produtos específicos para isso ou uma lavanderia, remover manchas de café que podem salvar suas peças de roupa ou, ainda, de forma emergencial, evitar que você se apresente em um compromisso importante com uma marca diferente nas suas peças de roupa.

Água morna e sabão

A pressa pode fazer com que você deixe para depois o processo de remoção de uma mancha de café.

O problema é que, sim, esse tipo de mancha pode ser permanente se não forem tomadas medidas rápidas de limpeza.

O primeiro passo, então, é aquecer um pouco de água — não precisa ferver — e derramar em cima do tecido afetado. A ideia, nesta etapa, é que a água atravesse as fibras da roupa e passe para o outro lado.

Em seguida, coloque algumas gotas de sabão de roupas (em pó ou líquido) diretamente na peça e nos dois lados.

Massageie a área com cuidado até formar um pouco de espuma. Depois, é só enxaguar a peça até que o sabão saia completamente.

Gelo

Se você está em um local em que não pode tirar a roupa para lavar com a água quente, o gelo pode ser um aliado para remover manchas de café.

Basta pegar um cubo de gelo e esfregá-lo de forma lenta e paciente por toda a mancha.

A tendência é que, mesmo demorando um pouco, que o café desapareça gradativamente até sumir completamente.

Esta dica também é recomendada para quando o “acidente” acabou de acontecer, ok?

Vinagre e detergente

O vinagre branco é um ótimo aliado na remoção de uma mancha que está resistindo a outras tentativas, como a do gelo ou água morna.

Como a mancha de café é um pouco mais ácida, o vinagre pode servir como contraponto e ser mais eficiente que a água em alguns casos.

Para auxiliar, recomenda-se utilizar um pouco de detergente de lavar louças, pois a mistura dos produtos deve absorver parte da mancha.

É possível que este método tenha que ser repetido algumas vezes.

Água e bicarbonato de sódio

Se você está lendo este post, é porque, provavelmente, busca uma solução para uma mancha de café mais antiga, que está em uma peça de roupa há pouco mais de um dia. Portanto, fique atento a esta dica.

A mistura de água e bicarbonato de sódio pode ser uma solução eficaz para essas marcas que não puderam ser retiradas no momento em que aconteceram.

Faça uma pequena pasta com o bicarbonato e a água e, com a ajuda de um pano limpo e úmido, passe em cima da área afetada.

Depois, é só esfregar até a mancha desaparecer.

Cuidados essenciais ao remover manchas de café

Para garantir o bom resultado de todas as dicas anteriores, é fundamental que todo o excesso de café seja retirado antes da aplicação dos métodos.

É aí que entra o papel toalha, que com seu potencial de absorção pode retirar todo o excesso para que as técnicas de remoção da mancha funcionem melhor.

Outro cuidado importante que deve ser tomado é com o calor.

Evite o máximo que puder expor as suas roupas a secadoras ou ferro de passar antes de tentar retirar as manchas. A exposição às altas temperaturas pode fazer com que as manchas fiquem ainda mais impregnadas às roupas.

Agora que você já sabe tudo sobre como remover manchas de café das roupas, queremos saber quais outras dicas funcionaram com você!

Comente aqui no post outras soluções que você usa no seu dia a dia e divida seu conhecimento com nossos outros leitores!