Como fazer palha italiana com café

Blog Villa Café, Receitas

Palha italiana é aquele doce que nunca pode faltar nas festas infantis, não é mesmo? Além de ser delicioso, costuma agradar a todos os convidados! Mas e se a gente te falar que é possível deixá-la ainda mais saborosa? Parece mentira, mas é verdade!

Quer incrementar uma das sobremesas mais conhecidas e apreciadas pelos brasileiros? Aprenda a nossa receita de palha italiana com café e surpreenda a família ou os amigos de um jeito especial!

Você vai precisar de poucos ingredientes, com destaque para o toque novo de café. Confira!

Receita de palha italiana com café

O café já é presença garantida em muitas receitas de sobremesa, com versões para os dias frios (tais como o brigadeiro e o Tiramisù italiano) e para os dias quentes (acompanhando frapês ou sorvetes).

Para preparar a nossa receita, você vai precisar de:

  • 20g de café filtrado em 100ml de água;
  • 100 gramas de biscoito de leite ou biscoito de baunilha batidos no processador até ficarem bem triturados;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 100 gramas de chocolate amargo derretido (em banho-maria ou no micro-ondas) ou de pó de chocolate italiano Da Vinci Gourmet;
  • Açúcar refinado ou de confeiteiro para finalizar os doces.

Se você preferir, pode substituir o chocolate amargo derretido por três colheres de sopa de cacau em pó.

Lista de ingredientes anotada? Então, é hora de colocar a mão na massa!

Modo de preparo

1 – Para começar, você deve misturar em uma vasilha o café, o leite condensado e o chocolate derretido, mexendo bem até conseguir um resultado bem homogêneo.

2 – Em seguida, coloque a manteiga no fundo de uma panela e acrescente a mistura do café, leite condensado e chocolate amargo. Só depois de fazer isso é que você deve levar a panela ao fogo brando, mexendo sempre até que o doce comece a soltar do fundo da panela, adquirindo a consistência de um brigadeiro.

3 – Então, desligue o fogo e acrescente os biscoitos triturados bem devagar, para que você consiga misturar bem todos os ingredientes. Depois, despeje a massa em uma forma coberta com filme plástico e coloque-a na geladeira por, pelo menos, duas horas, para que você consiga o ponto de corte.

4 – Você pode usar forminhas divertidas para cortar o doce ou fazer quadradinhos. O toque final fica por conta do açúcar. Mas o que deixa essa receita de palha italiana mais especial são o aroma e o sabor do café.

O resultado é um doce de sabor mais encorpado. Para agradar a todos os seus convidados, você pode variar a quantidade de café em pó, com versões mais fortes ou mais suaves.

Só de ler a receita já deu água na boca, não é mesmo? Então, não perca tempo e faça logo a receita de palha italiana com café! E não deixe de nos contar se você gostou desse novo sabor!

Além disso, se você gostou da nossa receita, compartilhe o nosso artigo nas suas redes sociais e divida com os seus amigos essa delícia!