Como a escolha do recipiente pode influenciar o sabor do café?

Blog Villa Café, Curiosidades

O sabor do café é muito conhecido pela maioria das pessoas. No entanto, é possível perceber distintas nuances na bebida quando ela é preparada em lugares diferentes ou por pessoas diversas, não é mesmo? Por que será que esse tipo de alteração acontece?

Muitos fatores podem influenciar no sabor final do produto, como a qualidade dos grãos utilizados, a quantidade de café ou até mesmo o tempo de preparação. O que poucas pessoas sabem, no entanto, é que os recipientes também podem ter uma grande influência no resultado.

Não estava ciente dessa informação? Não se preocupe! A seguir, explicaremos muito melhor esse conceito, para que você possa aprender a escolher o recipiente ideal para servir o seu café. Boa leitura!

Por que o recipiente interfere no sabor do café?

Para entender essa ligação, vamos pensar no sabor do vinho. O recipiente utilizado para servi-lo ou acondicioná-lo é extremamente importante para o resultado final do sabor do produto. A bebida oriunda das frutas, por exemplo, costuma ser envelhecida em barris de carvalho, que intensificam as notas presentes.

No caso do café, a situação funciona praticamente da mesma maneira. Certos materiais servem para deixar a degustação do produto mais interessante, marcando detalhes de paladar e aroma.

Quais são as melhores xícaras para servir o café?

A seguir, vamos conferir os principais tipos de xícara para garantir que o sabor do café fique o melhor possível. Veja só:

Louça

As peças desse tipo são boas opções para tomar cafés, mas desde que sejam menores. A razão para isso é que a louça não consegue manter a temperatura da bebida por muito tempo.

Porcelana

Ao contrário dos de louça, os recipientes feitos com porcelana são os mais indicados para servir cafés, mesmo os maiores. Esse tipo de material retém o calor e mantém os líquidos quentes por muito mais tempo.

Vidro

Por fim, podemos citar as xícaras de vidro térmico como mais uma ótima alternativa para os cafés. Como o próprio nome já indica, esse material auxilia na retenção do calor sem alterar o sabor da bebida.

Por fim, quanto ao formato, prefira xícaras com a base mais afunilada. Esse modelo garante a cremosidade da bebida de maneira mais homogênea. Para cafezinhos rápidos, escolha recipientes cilíndricos e menores, de modo que todo o líquido mantenha a temperatura ideal.

Que tipos de utensílios devem ser evitados?

Assim como existem opções ideais de xícaras para servir um café, podemos citar alguns exemplos de recipientes que devem ser evitados para essa bebida.

A primeira dica é não optar por peças de ágata. Embora este seja um bom material, disponível em grande variedade de formatos e cores, ele é considerado inadequado para o café, pois não consegue manter a temperatura do líquido.

O outro material que não deve ser utilizado para servir cafés é o plástico. Recipientes desse tipo tendem a adquirir o gosto de outros líquidos  armazenados em seu interior, como sucos e chás. Além disso, favorecem que o calor se dissipe rapidamente, fazendo com que a bebida perca a temperatura. 

Viu como é fácil escolher bons recipientes para preservar e acentuar o sabor do café de maneira positiva? Com essas dicas, seu cafezinho nunca mais perderá o maravilhoso gosto que merece ter!

Quer saber ainda mais sobre o assunto? Confira nosso artigo com uma lista interessante dos 8 acessórios que você precisa ter em casa para servir um excelente café!