A Starbucks é a maior rede de cafeterias do mundo, com mais de 24 mil unidades abertas em mais de 75 países, em locais tão diversos quanto Romênia, Bali e Jordânia. No entanto, no Reino Unido, o café tem outro nome: Costa Coffee. Na terra da rainha Elizabeth, a rede de cafés ultrapassa a Starbucks em número de endereços e na preferência dos consumidores, tornando-se um caso especial de sucesso, com ensinamentos importantes para quem também quer crescer nesse mercado.
A rede Costa Coffee foi criada em Londres, em 1971, pelos irmãos italianos Sergio e Bruno Costa. Em 1995, a marca foi comprada pelo conglomerado Whitbread, grupo britânico de alimentação, hotelaria e entretenimento, com quase 300 anos de história.
Atualmente, a rede conta com mais de 2.200 pontos no Reino Unido (composto por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), mais do que o dobro das 894 lojas da Starbucks no território. Por sete anos seguidos, de 2010 a 2016, ela recebeu o prêmio de melhor rede de cafeterias do Reino Unido, dado pela respeitada consultoria Allegra.
Para entender esse sucesso, listamos, abaixo, alguns fatos que levaram à ascensão da rede e algumas lições que podemos aprender com essa história. Boa leitura!
Qualidade
A população do Reino Unido está consumindo cada vez mais café e, com isso, tornando-se mais exigente. A procedência e a qualidade dos grãos ganharam importância, e a rede Costa Coffee investe pesado para garantir que seus clientes recebam um bom produto.
Recentemente, a marca aplicou 38 milhões de libras (cerca de R$ 170 milhões) na construção de uma fábrica para produção e torrefação do seu café, a fim de controlar toda a produção necessária para abastecer suas lojas e produzir o melhor café entre seus concorrentes.
Inovação
De olho no futuro, a Costa Coffee aposta na constante renovação para atrair e fidelizar seus clientes atuais e potenciais. Na nova fábrica, inaugurada em 2017, foi criado um laboratório de pesquisa, com uma equipe especialmente dedicada a criar blends especiais, edições limitadas premium e novas receitas.
Atendimento
As pessoas são, na visão da própria marca, um dos segredos do seu sucesso. A rede Costa Coffee apostou em um serviço, ao mesmo tempo, simpático e competente, com uma equipe que atende a todos com um sorriso e tem o treinamento adequado para servir um café realmente bem preparado.
Cartão fidelidade
Parte do crescimento comercial do Costa Coffee se deve à lealdade de seus clientes, e um passo importante para esse sucesso foi a criação do clube de fidelidade.
Lançado em 2010, o cartão de adesão gratuita oferece aos consumidores um sistema simples de pontos — cada libra gasta se transforma em pontos que, posteriormente, podem ser trocados por produtos na própria rede. Com essa medida, ela viu seus clientes entrarem mais vezes em suas lojas e gastarem mais a cada visita.
Com esses passos, a Costa Coffee segue crescendo e mostrando que é possível enfrentar os gigantes e que, para fazer uma cafeteria de sucesso, são necessários poucos, porém bons ingredientes.
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