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Coffee nerds: o que o café tem a ver com a cultura geek brasileira?

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Óculos estilosos, revistas em quadrinhos, smartphone sempre conectado, um fone de ouvido com os hits musicais do momento e, claro, um copo de café na mão. É hora de dizer olá para um dos novos e mais importantes públicos consumidores de café do momento: eles mesmos, os jovens.

Se antes, a ideia de tomar café era associada a um público majoritariamente adulto e com hábitos antigos e tradicionais, agora, é hora de pensar nas novas gerações como os potenciais consumidores de café ao redor de mundo.

Afinal, são esses jovens que se apaixonaram pela bebida e que vão manter o crescimento do consumo nas próximas décadas.

No post de hoje, vamos entender o crescimento do consumo da bebida pela parcela mais nova da população e como esse consumo está relacionado com os millennials e a cultura geek brasileira. Confira:

A nova escolha do jovem

Não se assuste ao encontrar um grupo de jovens que preferiu se reunir em uma cafeteria do que tomar uma cerveja em um bar.

Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), revelou que, nos últimos anos, subiu de 85% para 91% o índice de pessoas entre 15 e 19 anos que indicam o café como uma bebida habitual do seu dia a dia. Entre os jovens com idade entre 20 a 26, esse percentual passou de 83% para 90%.

É importante analisar que o comportamento desse público é diferente do mais velho, que normalmente toma o seu café para começar o dia, no café da manhã, nos intervalos de trabalho ou para se manter acordado. Para agradar ao jovem que nasceu em meados dos anos 2000, é preciso criar verdadeiras experiências que envolvam o hábito de consumir a bebida.

Seja pela descoberta do sabor, pelas diferentes receitas que surgiram nos últimos anos, com sabores que se aproximam ao paladar desse grupo, ou pela experiência atrelada, o jovem já merece a atenção da indústria do café, principalmente por ser um público que busca — e exige — qualidade na hora de escolher o que vai consumir.

Café geek: várias experiências dentro de uma só

Não é apenas no Brasil que o crescimento do consumo de café entre os jovens impressiona. Nos Estados Unidos, maior consumidor da bebida no mundo, o número de jovens apaixonados por café também impressiona: 44% dos “bebedores” são pessoas com idade entre 19 e 34 anos.

O que explica esse “boom” está em uma raiz muito mais profunda. Para esta nova geração, o café é quase como uma experiência social.

Ao entrar em uma cafeteria, por exemplo, o jovem se depara com internet disponível, amigos, programas de fidelidade, aplicativos que pedem sua opinião sobre o estabelecimento e dão recompensas sobre isso, e muitas outras possibilidades.

Isso caracteriza o comportamento de uma geração “geek”: antenada, conectada, com gosto por cultura pop e que cresceu com muitas opções de escolha em todas as áreas da vida.

Por isso, mais que simples estabelecimentos que vendem café, as cafeterias tornaram-se points, símbolos de status e, por que não, moda? Mostrar nas redes sociais que está tomando um café gourmet em uma cafeteria famosa já faz parte da rotina de milhares de jovens ao redor do mundo.

Nerds: café como desenvolvimento social

Esqueça aquela história antiga de que nerd, ou geek, é aquele jovem que fica dentro de casa, sem amigos ou vida social. O nerd dos anos 2000 abandonou essa imagem caricata e ganhou as ruas. Ou melhor, os cafés.

Esses lugares viraram pontos de encontro para reunir quem se interessa por ícones da cultura pop, como Star Wars, Harry Potter e jogos do tipo RPG. Enquanto discutem, celebram seus ídolos ou jogam uma partida, eles estão sempre acompanhados, é claro, de um bom copo de café.

Essa geração opta pelo ambiente da cafeteria para realizar suas atividades sociais e desenvolverem seus laços.

O café, é claro, ainda é um aliado desse público, normalmente em idade escolar ou universitária, que escolhe a bebida como uma companheira para as horas intermináveis de estudo, principalmente pela capacidade de mantê-los alertas e concentrados.

Millennials: a busca por um café sustentável

Não são apenas os geeks ou nerds que trazem um novo vigor à indústria de café. Dentro do grupo de jovens que impulsiona o consumo da bebida ao redor do mundo, estão também os millennials. Esses são os jovens que nasceram após a virada do milênio e, hoje, estão com cerca de 17 anos.

Esse grupo foi criado com pleno acesso à informação, que chega por diferentes meios. Com isso, seus membros desenvolveram um senso crítico apurado que, agora, exige muita responsabilidade e qualidade na hora de consumir qualquer produto.

Com o café não poderia ser diferente. Procedência, modo de preparo e até a água utilizada durante o processo de coagem são itens levados em consideração.

Segundo especialistas, a geração do milênio — como também são chamados — tem uma preocupação em saber a origem de seu café, como eram as condições de trabalho da fazenda em que ele foi plantado e até como são tratados os funcionários da cafeteria em que ele será vendido.

Cafés especiais: os preferidos da juventude

Enquanto observa-se o crescimento frequente de jovens que gostam de consumir café, nota-se, também, uma procura cada vez maior por cafés especiais. Acredite: isso pode ser explicado também pelos millennials e geeks.

Ao mesmo tempo em que o jovem quer viver uma experiência única ao tomar um café e se preocupa com a procedência de sua bebida, ele também quer se aprofundar no assunto.

Não é incomum ver esse público pedir detalhes do café que está tomando e estudar sobre as variedades de grãos gourmet que existem hoje no mercado. Assim como a bebida de qualidade, eles também se encantam com as sobremesas, bebidas geladas e outras receitas que levam o café.

E você, o que acha da cultura geek brasileira e a sua paixão por café? Conhece algum exemplo de jovem que se enquadra nessa categoria? Compartilhe este post nas suas redes sociais e faça sua rede de contatos ficar por dentro, assim com você, das curiosidades e novidades do universo de quem ama café!