cafe-da-manha-saudavel-harmonize-tapioca-cafe-e-oleo-de-coco.jpeg

Café da manhã saudável: harmonize tapioca, café e óleo de coco

Blog Villa Café, Receitas

O dia começou e você não planejou um cardápio para ter um café da manhã saudável? Fique tranquilo, pois temos uma sugestão de menu: tapioca, café e óleo de coco. Se você não acredita que, juntas, essas 3 delícias podem fazer bem para o seu corpo, continue lendo este post.

A seguir, vamos explicar as propriedades e as vantagens desse saboroso casamento. Confira:

A tapioca

Você sabia que a tapioca tem alto índice glicêmico? É exatamente esse índice que enche a corrente sanguínea de carboidratos — quadro conhecido como hiperglicemia. E aí desperta a vontade comer doce! A melhor maneira de evitar esse problema é consumi-la com alimentos ricos em gorduras vegetais — como o óleo de coco.

O café

Quase todo mundo sabe que o café é uma bebida com função estimulante — e, por isso, ele se tornou um dos melhores amigos de atletas e de pessoas que fazem atividades físicas.

Os grãos “animam” o sistema nervoso central com a liberação de catecolaminas, um grupo de neurotransmissores como a dopamina e a adrenalina.

Além disso, a bebida controla o consumo do glicogênio muscular durante exercícios. Como a substância é uma espécie de combustível para o corpo, a pessoa rende mais durante o treinamento.

O óleo de coco

O óleo de coco também tem os seus benefícios: o destaque fica para a ajuda no controle da saciedade e na redução da gordura corporal — uma combinação perfeita para quem deseja perder alguns quilinhos, certo?

E o alimento também é metabolizado de maneira muito fácil e rápida pelo corpo, pois não é necessário contar com enzimas para a sua absorção nem digestão. Assim, o óleo de coco é totalmente aproveitado como fonte de energia.

A receita

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de óleo de coco
  • 150 mililitros de café coado

Modo de preparo

Despeje o óleo de coco no café coado e misture-os com o auxílio de um mixer ou de um liquidificador até que a bebida tenha uma textura homogênea. Para garantir um café da manhã saudável, use o óleo extravirgem, que preserva todos os nutrientes do alimento.

Se quiser incrementar a receita, adicione ingredientes com propriedades termogênicas ou antioxidantes, como gengibre em pó, cacau em pó sem açúcar ou um mix de canela, cardamomo e cravo-da-índia em pó.

Não acrescente nenhum tipo de açúcar ou de adoçante na receita, pois o sabor doce estimula a liberação de insulina. Assim, surge uma vontade forte de comer doces logo na sequência.

O consumo

Como você pôde notar, juntos, o café e o óleo de coco somam propriedades termogênicas e funcionam muito bem para o começo do dia, antes de começar as atividades.

No entanto, o ideal é que a bebida seja consumida apenas 1 vez por dia. Isso porque o óleo de coco melhora a atividade intestinal e, se ingerido em excesso, é capaz de “soltar o intestino”.

Agora que você sabe como preparar um café da manhã saudável, já pode entrar em contato com a gente e ver quais são as opções que oferecemos para um ótimo começo de dia. Basta acessar o nosso site!