cafe-com-acai-explosao-de-energia-e-saude-que-e-tendencia-nas-cafeterias-em-regioes-quentes.jpeg

Café com Açaí: Explosão de energia e saúde que é tendência nas cafeterias em regiões quentes

Blog Villa Café, Receitas

Açaí, granola, xarope de guaraná… e café. Eis uma combinação que, apesar de juntar 2 ingredientes tão tipicamente brasileiros, ainda se trata de uma novidade, já que poucas cafeterias exploraram as possibilidades desse casamento.

Neste post, vamos apresentar essa nova tendência. Ficou interessado? Então siga com a leitura:

A mistura de café e açaí

O café é uma das principais armas da economia nacional: o país é responsável por cerca de ⅓ da produção mundial dos grãos, o que nos coloca no 1º lugar no ranking de fornecedores de todo o mundo — posição mantida há mais de 150 anos. Já o açaí é a base da alimentação de muitas famílias na região norte do Brasil.

Com esse contexto, a combinação de café e açaí é uma alternativa muito interessante, já que:

  • tem baixo custo: como o café e o açaí são produzidos em larga escala no Brasil, não é necessário importar grãos e sementes de outros países para ter produtos de qualidade à sua disposição;
  • contribui com o desenvolvimento da nossa economia: já que não é preciso comprar os grãos e as sementes de outros países, o dono da cafeteria que aposta nessa mistura estimula o trabalho dos produtores brasileiros.

O diferencial

A mistura de café e açaí é uma combinação de sabores tipicamente reconhecidos e amados em todo o país. Sendo assim, apostar nessa mescla é, também, valorizar parte da cultura nacional — algo que pode se tornar um diferencial para a sua cafeteria.

As possibilidades

Blends

Há a opção de oferecer algo extremamente diferente: produtos premium, com qualidade e exclusividade que são capazes de traduzir e até mesmo agregar um novo conceito à sua marca.

Blends de café com açaí torrado podem ser preparados de modo a obter uma infusão concentrada. Para isso, basta coar 40 gramas de pó de café com semente de açaí com 250 mililitros de água fervente em um filtro comum. O resultado pode surpreender a sua clientela!

Bebidas geladas

Cremes, frappés e frappuccinos são algumas das versões de café e açaí que podem ser explorados pelo seu empreendimento. Nesse caso, é possível tanto servir os preparos para saborear no local quanto com o conceito de take away, isto é, em embalagens práticas para levar a bebida para a casa ou para o trabalho.

Como você pôde notar, o açaí pode ser um diferencial em relação aos concorrentes. E as possibilidades são muito variadas, indo do creme de açaí com café até preparos mais elaborados, como os shakes e os smoothies.

Veja, a seguir, uma receita simples que você pode experimentar e incluir no cardápio do seu negócio:

O shake de cappuccino e açaí

Ingredientes

  • 1 café espresso curto ou 30 ml de café filtrada (de preferência na Pressca ou numa Prensa Francesa)
  • açúcar
  • canela em pó
  • 70 gramas de polpa de açaí com guaraná
  • 2 colheres (sopa) de leite condensado

Modo de preparo

Molhe a borda do copo com o café e mergulhe-a de cabeça para baixo no açúcar e na canela. Em um liquidificador, bata a polpa de açaí com guaraná, o leite condensado, o café e um pouco de canela em pó (cerca de 1 grama). Coloque a mistura na taça e sirva.

Você gostou deste post sobre a mistura de café e açaí? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e apresente essa deliciosa novidade aos seus amigos!