Café Arábica e Conilon – qual é a diferença entre eles?

Blog Villa Café, Curiosidades, Indústria

Arábica e Conilon — esses nomes agora marcam presença na conversa das pessoas apaixonadas por café. Mas, e você? Consegue diferenciar os dois? Se ainda não, então, esse texto é feito para você!

O café Arábica e o Conilon estão entre os principais tipos de grãos comercializados para se produzir essa tão famosa bebida. Porém, ainda que sejam usados para o mesmo fim, suas características se diferem em muitos quesitos. Acompanhe o texto e entenda agora as principais diferenças entre os dois!

Origem dos grãos

Esteticamente são muito parecidos, embora o Conilon tenha uma pigmentação mais escura. Porém, na prática, não é possível negar as claras diferenças entre os dois. A começar pela origem: os grãos são formados em plantas de espécies diferentes.

A Coffea arabica é uma planta de porte menor, folhas lisas e que deve ser plantada em altas altitudes, enquanto a Coffea canephora tem um porte maior, folhas enrugadas e é mais adaptável em relação ao meio ambiente.

Sabor e aroma

O principal fator diferenciador dos dois tipos de café é o aroma e o sabor. Obviamente, isso é o que mais importa. Afinal, café foi feito para ser degustado.

Nesse quesito, o café Arábica toma a dianteira na preferência mundial. Possui um nível baixo de cafeína e uma maior quantidade de açúcares em sua composição, o que lhe concede um sabor e aroma mais suave e adocicado. Por conta disso, é considerado um café mais refinado e é um dos requisitos para os cafés “especiais” ou “gourmet“.

Por outro lado, o Conilon possui uma maior quantidade de cafeína e menos açúcares, o que lhe garante a característica de café mais amargo e marcante.

Comercialização do café

O preço dos dois tipos de café estão relacionados à complexidade no manejo de sua lavoura, além do nível de produção. Enquanto o café Arábica é uma planta mais sensível que precisa de cuidados mais específicos, o Conilon é uma planta mais rústica que produz mais grãos e que não necessita de um tratamento tão cuidadoso. Por conta disso, o preço do Arábica chega a ser pelo menos o dobro, se não mais, que o Conilon.

Essa diferença no custo e na composição de cada um os leva a formas diferente de consumo. O café Arábica acaba sendo mais facilmente encontrado em cafeterias especializadas ou como produtos premium nos supermercados.

Já o Conilon é destinado para a formação de blends, ou seja, é misturado com um outro tipo de café para ser comercializado. Por ser um grão mais barato, ele é mais utilizado para ser misturado e assim reduzir os custos do café solúvel, o tipo mais comum de ser encontrado na casa das pessoas.

Assim, foi possível perceber as principais diferenças entre esses dois tipos de café. Um mais simples e outro mais sofisticado. Agora cabe a você escolher aquele que mais satisfaça o seu paladar. Ou, pode até escolher os dois! Porque, quando se trata de café, nunca é demais!

Gostou das dicas? Então, curta a nossa página do Facebook e fique ligado nos próximos conteúdos!