Como está o faturamento de sua cafeteria? Já imaginou aproveitar também aquela hora do cafezinho para uma grande experiência gastronômica?! Comece a avaliar como é possível ser referência e fidelizar clientes com um café em grão moído na hora.
É isso mesmo! Quando você serve um café especial com grãos selecionados, garante a seus clientes um produto de alto nível. Além disso, os apreciadores da bebida perceberão a diferença que também será notável em seu faturamento mensal.
Café em grão X Café moído
Muito provavelmente, você deve estar se perguntando qual é a grande diferença entre o café em grão e o moído. Nós explicamos. A realidade é que a qualidade do café diminui rapidamente após a moagem.
O problema está na oxidação do café moído decorrente do contato com o ar, mesmo com a embalagem fechada e, principalmente, após sua abertura.
Já, o grão inteiro fica fresco por um período muito maior, quando armazenado corretamente. Além disso, os grãos moídos, imediatamente antes do preparo do café e permite que você tenha a possibilidade de extrair todo o potencial do aroma e sabor.
Agora que você decidiu investir no café em grão, surge a dúvida: como escolher o moedor perfeito?
Como escolher o moedor perfeito?
Antes de selecionar o seu moedor de café, você deve definir o tipo de preparo para o qual será utilizado e quanto pretende investir. Se sua especialidade é café filtrado, os moedores de lâminas giratórias são os mais acessíveis.
Os modelos mais comuns são os elétricos e você deve manter as lâminas acionadas até alcançar a moagem desejada. Todavia, a desvantagem está em alcançar uma moagem uniforme, com partículas de mesmo tamanho, podendo influenciar o sabor e aroma.
Agora, se você possui um orçamento mais generoso, a dica é investir em moedores de disco com lâminas chatas ou cônicas, alcançando uma moagem mais uniforme. Alguns modelos já vêm com níveis de moagem pré-definidos, enquanto, outros têm o regulador livre para ajudar a alcançar o resultado desejado com maior precisão.
Há quem prefira o café expresso e, nesse caso, os moedores possuem regulagens bem precisas, sendo mais robustos, com motores potentes e, normalmente, dispõe de uma cúpula para armazenar os grãos e um reservatório/dosador para acondicionar o café moído para dosagem final.
Tudo isso garante uma moagem perfeita para a máquina café expresso, mas também aumenta, consideravelmente, o custo do equipamento, imprescindível para o preparo de um bom expresso.
Independentemente de qual estilo ou moedor você escolher, é imprescindível manter os grãos de torra fresca. Os grãos devem ser armazenados em embalagem hermética em local seco, escuro e longe de odores fortes para manter o potencial por muito mais tempo.
Faça contato conosco para conhecer os serviços e equipamentos.
Veja também: Você sabe identificar um café de boa qualidade?