Acidez no café: 3 dicas para reduzir sem deixar de consumir

Sem categoria

Olá! Seja bem vindo a mais este post do blog Villa Café e hoje vamos responder a dúvida de varias pessoas. Café é acido? É possível minimizar isso?

Pois é! Infelizmente ou felizmente já podemos te adiantar que o café é sim uma bebida ácida. Porém a acidez do café é o que lhe confere os sabores e brilhos que muitas pessoas consideram atrativos no café.

Outro ponto importante é que nem todos os consumidores de café são iguais partindo do ponto que alguns são mais sensíveis e propensos a sofrer com azia e outros.

Mas existem outras bebidas que são mais acidas que o café, como o suco de laranja. Logo o café não é o principal vilão da história.

Mas se você tem estomago sensível e não quer deixar de consumir o café existem algumas coisas que podem ser feitas para minimizar os efeitos da acidez do café. E é isso que vamos saber mais neste artigo.

Mas antes é importante uma coisa:

Entendendo melhor a acidez

Em geral, a acidez é determinada usando a escala de pH, esta escala específica o quão básica ou ácida é uma solução à base de água.

Essa escala vai de 0 a 14. Logo toda bebida registrada de 0 a 7 nesta escala é considerada ácida, enquanto uma solução que vai de 7 a 14 é considerada básica.

Então isso significa que quanto menor o valor dentro da escala mais ácida será considerado a substância, e quanto mais alta mais básica.

A maioria das variedades de café é considerada ácida, com um valor médio de pH de 4,85 a 5,10 gerado pelo processo de fermentação do preparo.

Bem, então já sabemos que o café tem acidez ok!

Mas será que é possível reduzir a acidez do café ou eliminá-la? É isso que nós vamos ver agora.

Como reduzir a acidez no café?

Algumas medidas podem ser tomadas para reduzir a acidez do café, mas, no entanto não é possível eliminá-la por completo.

Vou deixar aqui algumas dicas para você reduzir a acidez do café sem que deixe de apreciá-lo.

Escolha do café (torra)

Um dos principais fatores que determina o nível de acidez do café é a torra. O tempo de torra, a temperatura, são fatores que influenciam diretamente na acidez.

E curiosamente cafés de torras mais escuras apresentam menor acidez em relação às torras mais claras.

Bem então fica a dica para você que tem problemas estomacais, na próxima vez que for comprar um bom café escolha as torras mais escuras.

Moagem

Estudos realizados pelo Centro nacional de biotecnologia dos Estados Unidos a NCBI apontaram para cafés com moagem mais grossa apresentavam menores níveis de acidez.

Preparação do café

Estudos da NCBI também apontam que o café a forma como o café é preparado pode torná-lo mais ou menos acido.

Foi notado que o tempo de fermentação do café influenciou diretamente na acidez, ou seja, um café que ficou por mais tempo em fermentação apresentou menores índices de acidez.

A dica aqui então é escolher processos mais lentos de preparação como é o caso da prensa francesa e o coador com válvula de liberação.

Outro ponto importante é a temperatura. O café feito em temperaturas mais baixas diminui a acidez final no café.

Com essa pesquisa podemos concluir que alguns métodos de preparo como o espresso que é um método rápido e com temperatura mais alta pode apresentar um café mais acido, porem as doses de café espresso normalmente são menores que doses de café coado ou prensado.

Então… Sabe aquele café tirado direto da maquina de café do escritório? É bom pegar leve com ele.

Uma dica prática, mas não muito agradável para algumas pessoas é a diminuição no consumo diário do café. Eu sei isso é doloroso, mas avalie se você não está consumindo muito café de má qualidade sem procedência.

Porque não consumir menos e consumir melhor? Já pensou em trocar o café do dia a dia que esta consumindo muito por um café Premium da Villa Café?

Se você tem duvidas de quanto pode consumir de café por dia, a melhor coisa a ser feita é procurar seu medico ou nutricionista e tirar todas as suas duvidas.

Cafés indicados

Vou deixar aqui para você alguns cafés com baixo índice de acidez oferecidos na loja Villa Café:

Reserva Citrus das Matas

Reserva Santa Origem

Honey Villa Café

Esperamos ter ajudado a tirar suas duvidas a respeito deste assunto!

Esse artigo foi oferecido por Blog do Café.