A terceira onda do café gourmet chega com tudo e deixar de aproveitar é perder faturamento. Mas, você sabe como implementar esse processo? Antes de respondermos a pergunta, conheça melhor esse movimento.
É muito comum entrar em uma cafeteria para apreciar o produto e a história do café, além de explorar produtos de alto nível. A situação resume bem o que é a Terceira Onda. Além disso, as marcas de cafés, micro torrefações e empresas investem em alta qualidade e não só em insumo. Os consumidores querem aprender cada vez mais sobre o preparo e o cotidiano do negócio.
Como surgiu a Terceira Onda do Café?
O movimento está alinhado à exigência crescente dos consumidores por qualidade, valorizando o café como um produto artesanal, em vez de uma mercadoria ou commodity. A garantia de qualidade envolve todas as fases de produção, desde o cultivo, passando pela colheita, processamento, torras frescas e, principalmente, uma forte relação com os produtores, através de um comércio justo e sem pressão por preços baixos, uma prática comum da grande indústria.
A evolução natural desse mercado ainda acontece, mas já gerou uma nova visão ao consumo do café: apreciação.
Para além das cafeterias, agora, é importante observar a origem do café. Na terceira fase das ondas do café, é fundamental compreender os métodos produtivos, os diferentes tipos de café, as influências climáticas na produção e microcultura. Acima de tudo, é preciso focar em qualidade.
A Terceira Onda ganha força com a crescente procura por grãos de alta qualidade, destacando os Especiais, cafés com pontuação acima de 80 pontos na metodologia da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA). Os Especiais são cafés isentos de defeitos, produzidos sob rigoroso controle de qualidade com exigências nas áreas social e ambiental.
O café expresso ainda tem sua clientela, mas é preparado de forma mais manual e menos automática, cedendo espaço aos métodos de preparo do café filtrado, os grandes protagonistas dessa onda.
Como ser uma cafeteria da Terceira Onda?
Para sua cafeteria ser especializada em café gourmet é preciso, primeiramente, investir no óbvio: café gourmet! Busque produtores menores e microlotes especiais. Pesquise, experimente e se torne um especialista no assunto.
Ter um barista, igualmente especializado, é crucial. Afinal, além de servir a bebida, será preciso ser expert no assunto e passar esse conhecimento ao cliente. Apresente um ambiente diferenciado para apreciação do café servido. O clima deve ser leve e agradável.
Lembre-se: é essencial a qualidade de produto e-ou atendimento.
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